Crianças que inspiram: conheça o projeto Escrita Criativa

26/04/2024 16h27 - Atualizado em 26/04/2024 18h07

A aposta em estratégias de expressão artística e cultural, educação popular, pertencimento ao território e autonomia são a chave do projeto Escrita Criativa: educação popular na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Um dos vencedores do Edital de Boas Práticas 2023 – lançado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Rede Abraço –, o programa acontece na Unidade de Saúde da Barra do Jucu, em Vila Velha, com crianças entre 9 e 12 anos, que moram nos bairros atendidos pela Unidade.

O grupo se reúne semanalmente e as crianças participam de atividades que fazem uso de escrita, desenhos, músicas, entre outras expressões artísticas para desenvolver habilidades socioemocionais que contribuam na autonomia e na tomada de decisões na vida, presente e futura. As atividades contribuem na prevenção ao uso de álcool e outras drogas e, numa perspectiva mais ampliada, oportunizam o desenvolvimento saudável das crianças assistidas.

De acordo com o documento norteador do projeto, “a proposta central é promover encontros semanais onde acontecem debates temáticos e oficinas de escrita criativa a fim de fomentar o protagonismo das crianças, aguçando as percepções e a forma como absorvemos a realidade. Por meio de recursos linguísticos e estéticos, da linguagem escrita que proporcionará espaço de livre expressão, lançando um olhar para a existência humana, para as condições econômicas, culturais e sociais de seu povo, provocando uma reflexão sobre a relação com o outro e com o mundo”.

O projeto prevê também momentos de trocas com os pais ou responsáveis pelas crianças, em que aspectos que forem identificados nas oficinas possam ser partilhados e discutidos, visando o bem-estar das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Em 2023, esse mesmo projeto foi realizado junto a adolescentes e jovens que participavam do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vila Velha. Hoje, alguns jovens da primeira turma  do projeto contribuem como monitores nas oficinas com crianças.

Conheça mais no instagram do projeto @proj_escrita_criativa

Sobre o Edital de Boas Práticas

O Edital de Boas Práticas é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio do Programa Rede Abraço que, desde 2020, premia e fortalece projetos desenvolvidos no campo da política sobre drogas no Estado.

O Edital de 2024 está com inscrições abertas, que vão até o próximo dia 7 de junho. Neste ano, serão premiados 30 projetos com o valor de até R$40 mil em três eixos: prevenção ao uso e educação sobre drogas; cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas; e reinserção social.

As inscrições para o Edital de Boas Práticas podem ser realizadas com envio da documentação de forma digital, pelo e-mail editaldeboaspraticas.sesd@seg.es.gov.br ou via e-Docs (https://e-docs.es.gov.br/), dentro de “Grupos e Comissões”, destinatário “Comissão de Seleção – Edital de Boas Práticas.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019