Em Brasília, Coesad participa da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Interfederativa Permanente do Conad

12/09/2024 11h57 - Atualizado em 12/09/2024 15h05

Nesta quarta-feira (11), o Conselho Estadual sobre Drogas do Espírito Santo (Coesad) participou da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Interfederativa Permanente do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). O encontro, que aconteceu em Brasília, reuniu diversas representações nacionais, e abordou temas relevantes, como a capacitação de conselheiros, estratégias de prevenção ao uso de drogas e a representatividade nos conselhos.

De acordo com José Carlos Fiorido, vice-presidente do Coesad, durante a reunião algumas ideias para a formulação e implementação de novas estratégias foram colocadas em debate pelos gestores.

“Nós discutimos a questão do uso de drogas entre os jovens, a participação das mulheres nas políticas sobre drogas e outras estratégias nacionais. Também abordamos sobre a revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas e a criação de um comitê científico, que poderá oferecer cursos presenciais e também na modalidade EAD para qualificar os profissionais e melhorar os resultados das ações,” explicou Fiorido.

O que é o Coesad?

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) faz parte do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisesd), instituído pelo Governo do Estado.

O Coesad é responsável por acompanhar e atualizar a política estadual sobre drogas, orientar atividades relacionadas ao tema, avaliar a gestão dos recursos do Fundo Estadual sobre Drogas, propor alterações em seu Regimento Interno e promover a integração do Sisesd com outros órgãos estaduais.

Atualmente, o Coesad é composto por 32 instituições, entre poder público e sociedade civil.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019