Protocolos

Protocolo Geral

Com o objetivo de tornar ainda mais unificado e coeso o trabalho da equipe técnica do CAAD, a Secretaria de Estado do Governo (SEG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd)instituiu uma normativa para orientar e vincular todos os servidores e servidoras que atuam no local.

    Plano Geral da Reinserção Social

    A Reinserção Social é um dos eixos do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mas não é apenas uma etapa ou um procedimentoA Reinserção Social pode ser entendida aqui como um paradigma que atravessa todos os âmbitos e etapas do tratamento ofertado no âmbito do PESD. A fim de consolidar esse entendimento e fixar os protocolos da Reinserção Social, a Subsecretaria de Política sobre Drogas publicou o Plano Geral de Reinserção Social, documento construído com amplo debate e plural participação. Isto posto, pode-se afirmar que o objetivo do plano é ordenar ações que potencializem o resgate da autonomia dos atendidos, de modo a empoderá-los para reconstrução de sua identidade, fortalecimento de sua rede de sociabilidade e prevenção de possíveis recaídas, por meio do fomento de vínculos sociais.

      Diretriz de manejo de Suicídio

      Com o objetivo de melhor instrumentalizar os nossos serviços de saúde para atuação na abordagem à pessoa em risco de suicídio, o presente Manual é um produto da Sesd e conta com informações baseadas em evidências científicas e nas recomendações dos Órgãos de referência Nacionais e Internacionais.

        Protocolo de Vale Social

        Com o objetivo de facilitar o acesso e a manutenção do acompanhamento terapêutico de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares no CAAD Vitória, a Sesd elaborou um documento com os requisitos e procedimentos para o fornecimento e utilização de Vale Social de acesso ao sistema de transporte intermunicipal de passageiros nos municípios capixabas atendidos pelo sistema GVBUS/TRANSCOL.

          Protocolo de Atendimento para Indivíduos Acompanhados de seus Animais de Estimação

          Muitos acolhidos chegam acompanhados de seus animais, que funcionam como confidentes e companheiros essenciais em suas jornadas.

          Diante disso, o protocolo proposto busca estabelecer diretrizes para um acolhimento humanizado, incluindo não só os indivíduos em tratamento, mas também seus animais de estimação. O foco principal é em cachorros, devido à realidade atual do serviço e à falta de estrutura para outras espécies.

          Além disso, o texto menciona o Projeto de Lei nº 4331/2021, em tramitação no Brasil, que visa garantir o direito de pessoas permanecerem com seus animais domésticos em locais públicos, reforçando uma sociedade mais inclusiva e compassiva.

            Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

            De 2013 a 2018

            26.740

            Atendimentos

            7.484

            Pessoas Atendidas
            Desde 2019