Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (PESD) é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que visa promover o bem estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, aos seus familiares e à comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (SESD), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o Programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Compreende que não há resposta simples e universal que dê conta de todos os problemas envolvidos no uso de drogas e dele advindos. Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social e estudos, pesquisas e avaliações. Embora cada eixo tenha características específicas, é de fundamental importância que suas ações se desenvolvam de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, de maneira que um eixo complemente e fortaleça o outro.

Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD)

Dentro da arquitetura de serviços do PESD, temos o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), um equipamento público que visa à articulação em rede e encaminhamento de demandas da população capixaba, atuando na garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos humanos.

Endereço: Rua 13 de maio, nº 47, Centro. Vitória - ES

Telefone de contato: 0800 028 1028

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h

Plano Geral de Reinserção

A Reinserção Social é um dos eixos do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mas ela não é apenas uma etapa ou um procedimento. A Reinserção Social pode ser entendida aqui como um paradigma que atravessa todos os âmbitos e etapas do tratamento ofertado no âmbito do PESD. A fim de consolidar esse entendimento e fixar os protocolos da Reinserção Social, a Subsecretaria de Política sobre Drogas publicou o Plano Geral de Reinserção Social, documento construído com amplo debate e plural participação. Isto posto, pode-se afirmar que o objetivo do plano é ordenar ações que potencializem o resgate da autonomia dos atendidos, de modo a empoderá-los para reconstrução de sua identidade, fortalecimento de sua rede de sociabilidade e prevenção de possíveis recaídas, por meio do fomento de vínculos sociais.