Colaboradores Acadêmicos

Considerando o objetivo do OCID de articular saberes e fazeres no campo das drogas de forma plural, diversa e multifacetada, o Observatório conta com colaboradores acadêmicos que desenvolvem pesquisas nesse campo. Segue abaixo breve descrição desses pesquisadores. 

               

 

Meyrieli de Carvalho Silva - graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça - UFES (2015) e pós graduada em Atendimento Integral à Família (2009). Atuou como assistente social e como coordenadora em unidades do SUAS nos munícipios de Cariacica e Vitória. Atualmente, é assessora parlamentar na Câmara Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente como consultora e pesquisadora nos seguintes temas: assistência social, questão racial e política de assistência social.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8848821018813097

              

 

Polyana Barbosa Schimith - graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010); mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e doutora, também na UFES (2018), no qual pesquisou a motivação para o tratamento para dependência química. É servidora pública no Município de Aracruz/ES, onde atua como psicóloga na atenção básica; psicóloga educacional na Faculdade Multivix, em Vitória/ES, além de atuar como psicóloga clínica de forma autônoma. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2271943182451928

             

 

Raoni Vieira Gomes - graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (2005), especialista em Ciências Criminais e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (2020). É advogado sócio do Gomes Caldeira Advogados Associados, onde coordena a área criminal. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal. Na academia, suas pesquisas se desenvolvem principalmente nos seguintes temas: memória política, criminologia crítica, processo penal, direito penal, racismo e direitos humanos. Ainda. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisas CNPq Teoria Crítica do Constitucionalismo (FDV) e membro da Rede de Estudos Benjaminianos e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9071729544725514

             

 

Fábio Almeida Pedroto - graduado em Direito pela UGF-RJ, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Estácio/RJ, Mestre em Segurança Pública pela UVV. Pós-graduando em Criminologia e Política Criminal pelo ICPC. Ex-policial Militar e ex-policial penal no RJ. Delegado de Polícia Civil no ES. Instrutor da ACADEPOL/ES (disciplina "Políticas de Segurança Pública"), da SEJUS/ES (disciplina "Lei de Drogas") e do CHS/PMES (disciplina "Leis penais extravagantes"). Membro do Núcleo de Segurança Pública da UFES. Autor do livro "Os Delegados de Polícia da Grande Vitória e as Políticas de Drogas" (Milfontes, 2018).

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9083752132730954

               

   

Prof. Dr. Pablo Ornelas Rosa - realizou estágio pós-doutoral em psicologia institucional (2020) e em saúde coletiva (2018) na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e em sociologia (2014) na Universidade Federal do Paraná - UFPR. É doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), mestre em sociologia política (2008) e bacharel em ciências sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV.

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1908091180713668

 

          

   

Flaviane Cristina de Oliveira Ferreira Delanos - Atualmente é Professora e Coordenadora de Estágio no curso de Serviço Social na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM. Mestre em Política Social e Especialista em Gerontologia Social, ambos pela UFES. Atua no Ensino Superior e como assistente social há mais de 20 anos, ministrando aulas na graduação e pós graduação e vivenciado experiência técnica especializada nas áreas sócio assistencial, habitação, educação e dependência química. Também atua com assessoria/consultoria em Serviço Social na iniciativa privada.

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1213002802719196

              

 

Saulo Salvador Salomão é advogado criminalista; Mestre em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Professor de Direito Penal e Criminologia; Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0030791820827816

               

 

Pablo Andrés Kurlander Perrone é Psicólogo, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, UNESP. Membro do Conselho Consultivo Editorial do International Journal of Therapeutic Communities. Mais de 20 anos de gestão de Comunidades Terapêuticas, tendo realizado a primeira pesquisa brasileira com foco na eficácia do tratamento da Comunidade Terapêutica.
Atuou como Gestor Geral da FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, como Vice-Presidente da FLACT - Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas, como Conselheiro da WFTC - Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas e como representante da FEBRACT no VNGOC - Comité de ONGs de Viena. Foi Vice-Presidente de Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo - CONED-SP. Autor do livro: "A Jornada dos 12 Passos: a vivência do programa dos 12 Passos na Comunidade Terapêutica".

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7407785588246917

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019