Coesad realiza última reunião ordinária de 2024 e apresenta proposta de Plano Estadual sobre Drogas

03/12/2024 17h19 - Atualizado em 03/12/2024 17h36

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) realizou, nesta terça-feira (3), a última reunião ordinária de 2024. Na ocasião, foram apresentados projetos, resoluções e a proposta do Plano Estadual sobre Drogas, elaborado pela Subsecretaria de Estado de Política sobre Drogas (SESD).

Segundo o subsecretário de Políticas sobre Drogas e presidente do Coesad, Carlos Lopes, a proposta é uma oportunidade de promover a integração e diálogo com os programas, projetos e órgãos públicos sobre a política sobre drogas.

“Não queremos criar um plano idealizado e formatado. Iremos colocar as propostas neste documento considerando a realidade, que nos permita doses de inovação e avanço. Por isso, faço um apelo a todos os representantes do conselhos e secretarias presentes no Conselho, que façam valer a intersetorialidade para estabelecermos diretrizes que garantam a efetividade das políticas sobre drogas", ressaltou Carlos Lopes.

Na reunião, estiveram presentes, além do presidente e vice-presidente do conselho, os representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDU); Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES); Conselho Regional de Psicologia (CRP); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Federação Espírita do Estado (FEEES); Conselho sobre Drogas de Viana e dos Serviços de Acolhimento Residencial Transitório (SARTs).-

Plano Estadual sobre Drogas

A proposta apresentada do Plano Estadual sobre Drogas foi organizada em quatro eixos: prevenção, cuidado e tratamento, reinserção social, e educação e participação social, onde cada um possui sua característica que se transversaliza. A divisão em eixos foi sugerida para facilitar a visualização dos objetivos e ações colocadas no plano. A ideia é finalizar o plano até fevereiro de 2025 com metas para até 2030.

O Plano Estadual será utilizado como ferramenta de gestão para todas as instituições e órgãos estaduais com objetivo de orientar suas ações referentes à política sobre drogas. Ele também vai entregar transparência para a sociedade sobre as responsabilidades de cada órgão.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019