Em parceria com a Rede Abraço, Ufes vai realizar pesquisa sobre a saúde do adolescente capixaba

22/03/2023 13h47

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, vai realizar a Pesquisa Estadual de Saúde do Adolescente Capixaba (Pesc): Uma análise dos Escolares do Ensino Médio”. O seminário de lançamento foi realizado nesta quarta-feira (22), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus de Maruípe da Ufes, e contou com a presença de representantes da Rede Abraço, da Ufes e de escolas públicas e particulares do estado. 

O estudo, que faz parte do eixo estudos, pesquisas e avaliações do programa, almeja obter informações sobre o início do uso de substâncias psicoativas, como o álcool, entre os estudantes. A metodologia utilizada será a aplicação de questionários junto aos alunos de escolas de Ensino Médio da rede pública e privada dos municípios da Grande Vitória. De acordo com a coordenadora da pesquisa, a professora da Ufes e doutora em Epidemiologia Franciéle Marabotti Costa Leite, a meta é entrevistar 4.416 estudantes de 63 instituições de ensino até o final deste ano. 

Segundo o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, o eixo de estudos da Rede Abraço busca discutir e implementar a temática das drogas por meio do conhecimento científico. “O diagnóstico dessa pesquisa sobre o escolar capixaba, realizada em parceria com a Ufes e a Secretaria de Educação (Sedu), possibilitará o aprimoramento de políticas públicas na área”, ressaltou.

Editais de pesquisa

A “Pesquisa Estadual de Saúde do Adolescente Capixaba (Pesc): Uma análise dos Escolares do Ensino Médio” faz parte de um completo diagnóstico sobre o uso de drogas no Espírito Santo para implementação de novas ações de políticas públicas para a população em situação de dependência química. O processo vai ser conduzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em parceria com a Secretaria de Governo (SEG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd).

Para isso, foi lançado o Edital Fapes/Seg-Sesd nº 06/2023 – Diagnóstico Situacional Sobre Uso de Drogas no Espírito Santo. O chamamento público inédito vai selecionar dois projetos de pesquisa no campo da política sobre drogas no âmbito do Estado. Os recursos disponibilizados para as pesquisas são de R$ 400 mil, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O prazo de execução dos projetos será de 18 meses, prorrogáveis por no máximo seis meses.

Rede Abraço 

A Rede Abraço é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que visa promover o bem estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e a seus familiares. É coordenado pela Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria de Estado do Governo (SEG). O programa é baseado em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e estudos, pesquisas e avaliações. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Rede Abraço
Naiara Gomes
(27) 99917-6010



Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019