Espaço Infância Protegida: capacitação profissional e nova perspectiva de futuro para crianças e adolescentes

03/05/2024 10h28 - Atualizado em 03/05/2024 10h32

Estimular a capacitação profissional da comunidade e gerar sustentabilidade para que crianças e adolescentes tenham uma nova perspectiva de vida. Essas são algumas das metas do Espaço Infância Protegida, no Bairro da Penha, em Vitória, outro projeto vencedor do Edital de Boas Práticas 2023 – lançado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Rede Abraço.

Sob a coordenação de João Ferreira, o local conta com 34 famílias cadastradas e, desde setembro de 2023, já atendeu mais de 70 crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos, que praticam atividades esportivas como judô, jiu-jitsu e Krav Magá (defesa pessoal).

“Um dos maiores desafios é treinar a comunidade para administrar e acreditar nesse projeto cada vez mais. Capacitar lideranças, desenvolver habilidades socioemocionais e permitir que as pessoas tenham a possibilidade de gerar recursos, visto que parte dos altos índices de violência esbarram na falta de oportunidades”, explica o coordenador do projeto.

O projeto também trabalha com doações de cestas básicas para as famílias cadastradas. E as novidades não param por aí. Para o fim do ano, estão sendo preparadas uma exposição fotográfica e um documentário mostrando os resultados até aqui conquistados.

Para conhecer melhor o projeto, acesse o Instagram @imtbr

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019