Especialistas se reúnem em Vitória para a 1ª Conferência Internacional sobre Adicção

16/09/2025 12h10 - Atualizado em 16/09/2025 13h16

O Espírito Santo será palco da 1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”, que acontecerá no dia 7 de outubro, às 14h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. O evento é aberto ao público. 

Voltada para o campo das adicções — como toxicomanias, ludopatias, compulsões alimentares, sexuais, entre outras —, a conferência realizada pela Ufes, em parceria com o Programa Rede Abraço, reunirá profissionais e docentes das áreas clínica, social e de saúde mental para promover debate, formação e esclarecimento sobre esses e outros comportamentos. 

O evento, com apoio da Rede Abraço, contará com a presença do psiquiatra e psicanalista francês Pierre Sidon. Reconhecido internacionalmente por seus estudos na área de adicções, Sidon é membro da École de la Cause Freudienne (ECF), escola francesa fundada em 1981 para a formação de psicanalistas, e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Segundo a professora e Dra. Cláudia Murta, o evento tem o objetivo de abordar a adicção por meio da escuta ativa de representantes de políticas nacionais e internacionais. Além disso, busca compreender quais são as estratégias desenvolvidas e os tratamentos médicos aplicados para lidar com a temática.

“É necessário um entendimento internacional para conhecer novas práticas e experiências. Por isso, um dos objetivos da conferência é capacitar profissionais e dissolver representações culturais e sociais errôneas que desorientam aqueles que lidam com pessoas em situação de adicção. O propósito é deslocar a adicção de uma compreensão simples, como um problema de comportamento ou sanitário, para uma leitura psicanalítica que a considera como um sintoma, cheio de significado para algum problema interno. Dessa forma, é possível articular processos de escuta e interpretação desse sintoma de forma singular para cada indivíduo”, pontua a professora. 

Para o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas e coordenador do Programa Rede Abraço, Carlos Lopes, a adicção é um dos maiores desafios de saúde pública e de política social no Brasil. “É o grito de socorro de alguém que está lidando com traumas, ansiedade, depressão ou outras questões não resolvidas. Nossa missão, como governo e como sociedade, é ir além de entender o uso da substância e buscar a raiz do problema para oferecer um tratamento de verdade, que acolha e reintegre essa pessoa à sociedade”, acredita Lopes.

Serviço:
1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”
Data: 7 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Universitário da Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES)
Entrada gratuita 



Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019