Levantamento inédito sobre uso de drogas entre adolescentes da Grande Vitória é apresentado em conferência internacional

19/08/2025 12h07 - Atualizado em 19/08/2025 12h09

Neste mês de agosto, o Levantamento sobre o Uso de Drogas entre Adolescentes da Região Metropolitana da Grande Vitória ganhou destaque na 11ª Edição da Conferência Internacional de Saúde Pública (ICOPH), em Bangkok, na Tailândia. Encomendado pela Rede Abraço em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (LAVISA/UFES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), o estudo foi apresentado pela professora e Dra. Franciele Marabotti, que levou os dados capixabas para o debate a nível global. 

A apresentação foi fundamental para divulgar e internacionalizar os resultados da pesquisa, permitindo que pesquisadores de diferentes países tivessem acesso às descobertas. Além disso, abrir caminhos para futuras parcerias com instituições estrangeiras, fortalecendo a colaboração científica em torno da temática.

De acordo com a professora e Dra. Franciele Marabotti, a experiência foi uma oportunidade de compartilhar dados e trocar conhecimentos com pesquisadores de diversas partes do mundo.

“Foi muito interessante observar o grande interesse do público durante a apresentação. Os participantes se mostraram curiosos tanto sobre os principais achados e metodologia, quanto sobre os demais dados da pesquisa. Essa receptividade mostra a importância da divulgação científica em eventos nacionais e internacionais. Especialmente no cenário internacional, essa divulgação representa uma oportunidade para a internacionalização da pesquisa”, afirma a professora.

A Conferência Internacional em Bangkok reuniu mais de 450 participantes de todo o mundo, de mais de 54 países. 

Sobre a ICOPH 2025

A ICOPH 2025 com o tema  "Redefinindo a Saúde Pública: Aproveitando a Inovação, a Colaboração e a Equidade para Construir Sistemas de Saúde Resilientes", teve como objetivo reunir especialistas em saúde de todo o mundo para explorar como tecnologias emergentes, como a saúde digital, juntamente com a colaboração intersetorial, podem ajudar a construir sistemas de saúde mais resilientes e equitativos, capazes de enfrentar os futuros desafios globais de saúde.

O encontro também foi dedicado a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, abordando os principais desafios relacionados à saúde e promovendo inovações alinhadas aos esforços globais de sustentabilidade.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019