O impacto das drogas no ambiente de trabalho

24/01/2022 14h59

O consumo de álcool e outras drogas faz parte da rotina de muitos profissionais de várias áreas, por diferentes motivos: festas, alívio da dor, prazer e tratamento de doenças. Falar sobre os efeitos que essas substâncias causam no indivíduo e no ambiente de trabalho que está inserido, no entanto, ainda é um tabu.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que um a cada cinco acidentes nas empresas são provocados pelo consumo de drogas. Isso acontece porque algumas drogas, como álcool e maconha, alteram a concentração e a coordenação motora do profissional. 

Além disso, diversos estudos mostram que o consumo de drogas causam inquietação, dificuldades em cumprir as tarefas, diminuição na produtividade, mudanças de comportamento com os colegas de trabalho e insubordinação. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool faltam cinco vezes mais. 

Para Getúlio Sergio Souza Pinto, psicólogo e gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), é preciso abordar o tema de forma séria e transparente, sem preconceitos, no ambiente de trabalho. 

“Muitas empresas não lidam bem quando descobrem que um funcionário enfrenta problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, mas ignorar a situação não é o melhor caminho. É importante que o setor de Recursos Humanos e os colegas de trabalho ofereçam apoio e acolhimento. Como muitas pessoas passam mais tempo dos seus dias no trabalho, essa acolhida pode ser uma boa porta de entrada para o tratamento e o bem-estar do indivíduo”, explica o psicólogo. 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019