Rede Abraço e Redes Municipais dialogam sobre construção coletiva de agenda sobre saúde mental e atendimento

26/09/2024 15h43

Apresentar o trabalho da Rede Abraço aos gestores de órgãos que trabalham a pauta da saúde mental e do atendimento a pessoas com problemas com álcool e outras drogas. Esse foi o objetivo da reunião intersetorial, promovida pela Rede Abraço, na tarde desta quarta-feira (25), em Vitória.

A agenda contou com representantes dos municípios da Região Metropolitana de Vitória, e também de Marataízes, no sul capixaba. Na abertura, a gerente de Educação, Estudos e Informações sobre Drogas da Rede Abraço, Nathalia Borba, falou sobre a importância de encontros que fortaleçam vínculos e parcerias em prol dos munícipes e daqueles que mais precisam de cobertura no atendimento.

Cleyverson Souza, referência técnica de Enfermagem do CAAD Vitória, apresentou a estrutura dos centros de atendimento e atenção (CAADs), os modelos de trabalho, além dos quatro eixos estratégicos do Programa. O dia a dia clínico e de atendimento foi apresentado, desde a chegada do acolhido, por meio de livre demanda e porta aberta, até a passagem pela equipe multidisciplinar, encaminhamentos, diretrizes e outros protocolos.

Márcia Saldanha, assistente social da UARIS (Unidade de Atendimento para Reinserção Social da Rede Abraço), falou sobre a necessidade de um olhar atento para o indivíduo, depois de ter passado por eventos traumáticos, como perda dos laços familiares e de empregabilidade, por exemplo.

“A UARIS atua com a premissa de desafiar estereótipos e criar ambientes mais acolhedores e solidários para apoiar a reinserção e reintegração dos nossos acolhidos na sociedade. Dessa forma, eles têm novas oportunidades e podem criar novas relações e reconciliar-se com aqueles que amam”, acredita Saldanha.

Ao final, um vídeo institucional com depoimentos de acolhidos e práticas exitosas foi exibido, reforçando o trabalho multidisciplinar da Rede Abraço, que recentemente alcançou a marca de mais de 20 mil cidadãos atendidos e mais de 102 mil atendimentos (considerando todas as linhas de frente do atendimento, envolvendo triagem, enfermagem, medicina, psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição, além de encaminhamentos).

Confira, a seguir, alguns depoimentos dos representantes que participaram do Encontro:

"Esses momentos de troca são extremamente importantes, tanto internos dentro dos municípios, quanto do município com o Estado, e do Estado com os municípios. Vila Velha tem uma ótima relação com a Rede Abraço, então a gente só veio aqui fortalecer essa parceria e construção coletiva em prol dos nossos municípios e munícipes.”

Letícia Goldner, secretária de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha

“É muito importante e enriquecedor fortalecer esses vínculos, porque a demanda existe. Nós temos, sim, aquelas demandas que precisam ser encaminhadas e também identificadas durante o atendimento, que retornam para o município, dando continuidade a todo o acompanhamento. O município de Vila Velha tece vários elogios ao serviço executado aqui na Rede Abraço. É fundamental estarmos juntos discutindo e ampliando essa cobertura de atendimento.”
Márcia Barcellos, subsecretária Técnica  de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha

É de suma importância sempre essa participação junto com outros equipamentos. Cariacica já demonstra uma demanda muito grande e uma parceria sempre com a Rede Abraço. Nós estamos caminhando para a adesão e construção de um CAPS AD, justamente por essa demanda existente dentro do município, e essa troca de informações com os municípios, com outros equipamentos, com a Rede Abraço, só veio agregar, não só para o município de Cariacica, mas para outros municípios também.”
Alexandra Schafer, gerente de Atenção Especializada da Prefeitura de Cariacica

“Nós estávamos em busca de parceiros e descobrimos a Rede Abraço através de um contato recente com a Subsecretaria de Estado. Considerando a importância do tema sobre as drogas e o nosso público, que é em grande parte pessoas usuárias de drogas, decidimos participar para conhecer os serviços importantes que são ofertados pela Rede de Abraço. Entre esses serviços, os de referência para as comunidades terapêuticas, reabilitação e os ambientes mais adequados na questão do álcool e outras drogas. Estamos animados para começar a encaminhar e realizar alinhamentos com o CAAD de Cachoeiro.”
Douglas Mothé, superintendente do Creas Marataízes

“O município de Vitória já tem uma ligação muito forte com a Rede Abraço. A gente sabe da complexidade dessa temática e que, sozinho, não conseguiremos fazer nada. Hoje, vimos muita gente da assistência aqui, mas esse problema não é apenas da assistência, precisamos juntar forças com a educação, segurança, habitação e com a saúde. Eu acho que hoje foi dado o pontapé inicial de muitas outras discussões que estão vindo por aí.”
Hieverson Caser, coordenador Técnico dos Cras Vitória

“A gente entende que é necessário, de fato, este diálogo, para que consigamos compreender quais são os processos dos dois lados e onde vamos atuar enquanto equipamentos, seja de uma política ou de outra. Acho que precisamos nos aproximar e não nos afastar.”
Josélio Demuner, psicólogo referência técnica em Saúde Mental de Vila Velha

“Espaços como esses propiciam uma troca sobre o que o equipamento tem a oferecer para o paciente. E nossa finalidade é traçar o que, de fato, faz sentido para ele. Então, o que a Rede Abraço e o CAPS podem contribuir nesse cuidado é estabelecer uma linha única de cuidado, para que esse paciente seja atendido dentro do município, mas também assistido pelo Estado com um olhar totalizado e amplo de cuidado. A saúde mental é intersetorial e todas as políticas devem estar juntas.”
Karoline Carneiro, coordenadora do Caps AD Vila Velha