Rede Abraço e Ufes divulgam raio-X sobre o uso de drogas entre os adolescentes do Ensino Médio no ES

02/10/2024 17h43 - Atualizado em 07/10/2024 11h42

Uma pesquisa inédita de base escolar vai revelar o uso de substâncias psicoativas entre adolescentes do Ensino Médio no Estado. A Rede Abraço, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes da Universidade Federal do Espírito Santo (LAVISA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), divulgam nesta terça-feira (8), às 14h, no Campus da Ufes, em Maruípe, em Vitória, um raio-X sobre a problemática, conduzida e coordenada pela professora e Dra. Franciéle Marabotti. 

Na ocasião, a pesquisadora vai apresentar os principais resultados do estudo, que contemplou 63 escolas dos sete municípios componentes da Região Metropolitana da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari). 

Os 4.600 estudantes entrevistados, que são de escolas públicas e privadas, contemplados ou não pelo Programa ‘Estado Presente’, responderam diversas questões, tais como: ‘se já haviam utilizado algum tipo de droga; a frequência do uso; as motivações de consumo, entre outras temáticas.

Além dessas informações, a pesquisa apresenta o perfil socioeconômico, análises das características demográficas, predominância e/ou inclinação social e cultural, hábitos e até a utilização de medicamentos e esteroides anabolizantes.   

“Trata-se de uma pesquisa robusta, envolvendo um tema de extrema relevância para a saúde pública, que serviu para nos subsidiar em relação às vulnerabilidades desse público mais juvenil, e também nos alertar de forma efetiva sobre a importância que o assunto merece no tocante às políticas de enfrentamento e prevenção ao uso de álcool e outras drogas, bem como outras situações de violências”, acredita Franciéle Marabotti. 



A pesquisa
Durante dois anos, o planejamento envolveu diversos procedimentos, como o envio do projeto para o Comitê de Ética, que foi aprovado. A partir daí, teve início a pesquisa. Além disso, foram realizadas reuniões prévias com o Sindicato das Escolas Particulares e a Secretaria de Educação (Sedu) para apresentar o estudo e obter a aprovação para a coleta de dados nas escolas selecionadas do Estado.

Houve também a realização de seminários para os coordenadores e profissionais responsáveis indicados pelas escolas selecionadas. Para não prejudicar o andamento dos fluxos rotineiros nas instituições, era realizado agendamento prévio da equipe, conforme horário disponível. Cada escola tinha um número de alunos participantes, conforme uma amostragem que foi previamente estudada, ou seja, o número de escolas que seriam incluídas na pesquisa.

O subsecretário de Políticas sobre Drogas no ES, Carlos Lopes, reforça que é de extrema importância apresentar à sociedade capixaba um levantamento com essa robustez envolvendo o consumo precoce do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes.

“Por isso, resolvemos entender comportamentos, dar luz a esses dados e estudar o aumento do consumo, que pode se desencadear através de uma série de fatores interligados - que vão desde a curiosidade, pressão de grupos sociais ou até mesmo de saúde mental. Nosso objetivo com essa pesquisa é justamente trazer à tona que, sem educação sobre os riscos e programas e políticas públicas eficazes de prevenção, dificilmente vamos minorar essa realidade”, acredita o subsecretário. 

Rede Abraço e outras pesquisas científicas

Na estratégia de valorização das evidências científicas, a Rede Abraço, por meio de parcerias com a Fapes, está financiando outras duas pesquisas no campo da política sobre drogas no Estado - uma com a Política Técnico Científica e outra com a UVV. O investimento é de aproximadamente R$ 800 mil. 


Serviço
Apresentação de Resultados sobre o uso de drogas entre os adolescentes do Ensino Médio no ES
Quando: 8 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Rose Maria C. Rego Paranhos (Elefante Branco), Campus Ufes, em Maruípe



Informações à imprensa

Thiago Almeida
Assessor de Imprensa da Rede Abraço
(27) 3636-6629 / 99780-3017 (WhatsApp)

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019