- SOBRE
- Pesquisas
-
Rede Abraço
- O Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (REDE ABRAÇO)
- Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas (CAAD)
- Coordenação da Rede Abraço
- Quem faz a Rede Abraço
- Diretrizes e Notas Técnicas
- Editais
- Serviços de Acolhimento Transitório Credenciados
- CAPs no Espírito Santo
- Conecta Cidadão
- Notícias
- COESAD
- Indicadores dos CAADs
Rede Abraço promove formação para equipes técnicas dos CAADs nesta sexta-feira (6)
05/09/2024 10h59 - Atualizado em
05/09/2024 11h02
Nesta sexta-feira (6), a Rede Abraço vai realizar o Treinamento de Protocolos Gerais para as equipes dos Centros de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAADs) no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. A formação tem como objetivo aprimorar o acolhimento, atendimento e tratamento às pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e seus familiares, residentes em todas as três unidades do Estado.
A ação vai acontecer em dois turnos - pela manhã, com o Protocolo Geral, e à tarde, com a Protocolo de Suicídio, para melhorar os procedimentos de prevenção e atendimento aos acolhidos na Rede Abraço neste Setembro Amarelo. As formações serão direcionadas aos psicólogos, assistentes sociais, coordenadores e referências técnicas.
A programação de treinamentos não para por aí. No dia 20 de setembro, os CAADs e Serviços de Acolhimento Transitório conhecerão o novo Plano Geral de Reinserção Social, às 9h, também no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
Processo de atualização e novo protocolo
Os protocolos de atenção que visam o alinhamento dos processos de atendimento ao público da equipe dos CAADs, segundo Nathalia Borba, psicóloga e gerente de Educação, Estudos e Informações sobre Drogas da Rede Abraço, foram atualizados neste ano de 2024, numa versão ainda mais atualizada.
“É um compromisso nosso com a saúde pública manter os processos de atendimento alinhados. Por isso, a Rede Abraço realiza treinamentos e formações para todos os profissionais envolvidos na recuperação dos acolhidos”, explica.
Neste ano, será lançado de forma inédita nos CAADs um protocolo específico para o atendimento de casos com risco de suicídio entre acolhidos que enfrentam problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Dentro do protocolo, uma das ferramentas utilizadas será um questionário com score para identificar se o acolhido está em condição de risco leve, grave ou moderado.
Programação:
06 de setembro
- Protocolo Geral
- Às 9h
- Protocolo Suícidio
- Às 13h30
20 de setembro
- Plano de Reinserção Social
- Às 9h