Rede Abraço realiza debates em alusão à Semana Estadual de Políticas sobre Drogas nos CAADs de Cachoeiro e Linhares

21/06/2022 10h51 - Atualizado em 21/06/2022 11h44

Com o intuito de realizar um debate introdutório acerca da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, a Rede Abraço promoveu duas palestras nas unidades do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim nesta segunda (20).

No CAAD Linhares, a palestra teve como tema “Uso de álcool e outras drogas: estratégias de cuidado” e contou com a presença do subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes. O assunto foi discutido pelo psicólogo, especialista em Políticas Públicas e mestre em Psicologia do Esporte para crianças e adolescentes, Vinicius Zocateli; pela médica do Programa de Saúde Mental em Linhares, Ketoly Pascoal Colati; pela delegada da Mulher e da Criança e Adolescentes de Linhares e especialista em Teoria da Constituição e Dogmática Constitucional, Silvana Paula de C. Soeiro Perini e pela mestra e doutoranda em Saúde Coletiva, Jeanine Pacheco Moreira Barbosa. 

Já no CAAD Cachoeiro, o assunto abordado foi a Rede de Atenção Psicossocial e o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas. O seminário teve a participação do gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas, Getúlio Sergio Souza Pinto; da terapeuta ocupacional e referência técnica RAPS, Elizandra Rodrigues; da vice-presidente do Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas de Cachoeiro de Itapemirim, Maria da Consolação Torres Lima; da gerente adjunta de Assistência Social e Referência de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Joyce Marochio Bastos da Costa; e psicóloga da Equipe Essencial do CAAD Cachoeiro, Karen Cristina Ulfeldt. 

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas 

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (SESD) e do Conselho Estadual sobre Drogas (COESAD), promove entre os dias 22 e 24 de junho de 2022 a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento será realizado no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. 

 

O seminário terá o intuito de ampliar e enriquecer o debate acerca de temas pertinentes à políticas sobre substâncias psicoativas por meio de palestras e mesas redondas com especialistas da área. Também será um espaço de divulgação de práticas já desenvolvidas no Espírito Santo nos campos de prevenção, cuidado e tratamento e reinserção social, eixos do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, também conhecido como Rede Abraço. 

 

Para o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, eventos como a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas são importantes para que a temática seja tratada com cuidado e de forma séria e transparente, sem preconceitos ou jargões condenatórios. “Há de se tratar o tema das substâncias psicotrópicas, sejam elas lícitas ou ilícitas, de uma forma complexa e multifatorial, entendendo que são necessárias soluções criativas e diversificadas”, ressalta. 

 

É recomendado o uso de máscaras durante o evento. 

 

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas 2022

 

Data: 22 a 24 de junho

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande (Rua Sete de Setembro, 362. Centro. Vitória. ES)

 

Programação preliminar

 

22 de junho 

 

14h - Mesa de abertura com autoridades e representações

 

14h30 - Conferência de abertura

Tema - Drogas e cultura: uso de drogas como fenômeno cultural

Palestrante: Maurício Fiore (SP)

 

23 de junho 

 

13h30 - Mesa redonda

Tema: Pesquisas e indicadores das políticas sobre drogas - panorama do Espírito Santo

Palestrantes: Pablo Silva Lira (ES) e Getúlio Sergio Souza Pinto (ES)

 

15h - Mesa redonda

Tema: Drogas e segurança pública 

Palestrantes: Saulo Salvador Salomão (ES), Fábio Pedroto (ES) e Luziane Guedes Mateus (ES)

 

24 de junho 

 

9h - Mostra de práticas 

 

13h30 - Palestra

Tema: Estratégias de cuidado em rede a pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas 

Palestrante: Marcelo Pedra (DF)

 

15h - Mesa redonda 

Tema: Práticas de cuidado para crianças e adolescentes

Palestrantes: Marcela Serrat (ES), Juliane Manzini (ES) e Ivana Botelho