Rede Abraço realiza palestra sobre drogadição para profissionais e familiares no Himaba

24/09/2024 17h00 - Atualizado em 24/09/2024 17h39

Para orientar profissionais sobre como lidar com famílias afetadas pela drogadição e incentivar quem precisa buscar ajuda, a Rede Abraço, realizou nesta segunda (23) e terça-feira (24), uma palestra no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. 

A ação, proposta inicialmente pela Rede Abraço, abordou o tema: “Laços que transformam: a importância da família no cuidado com a saúde mental”,  e de acordo com a assistente social da Rede Abraço, Leovegilda Gomes, surgiu de observações dos gestores do hospital sobre os reflexos do vícios em drogas e álcool de alguns familiares durante os atendimentos. 

“A assistente social do Himaba nos informou que há famílias que estão sofrendo com problemas decorrentes da dependência de substâncias psicoativas e não sabem o que deve ser feito. Então, eles queriam que nós trabalhássemos com essa questão, especialmente, para incentivar aqueles que não têm interesse em se conscientizar sobre o assunto. A família melhor estruturada e tratada vai poder cuidar, uns dos outros, de si mesmos e das crianças que precisam deles”, ressalta Leovegilda. 

Ao todo, 27 colaboradores e 19 familiares ou responsáveis pelas crianças e adolescentes participaram. A palestra foi apresentada pela psicóloga Edilza Bastos e a assistente social Leovegilda Gomes. 

Projetos de ações de educação e prevenção

A Rede Abraço realiza e desenvolve atividades em escolas, centros comunitários, Centros de Referências da Juventude (CRJ), empresas, indústrias e demais espaços que atendam a população em geral.

O intuito é ampliar e compartilhar conhecimentos e experiências no campo da prevenção ao uso de drogas. 

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), por exemplo, o programa elaborou, desde 2022, o Caderno Metodológico de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas para as escolas públicas da rede estadual - o primeiro material didático do Brasil voltado para abordagem nas salas de aula sobre substâncias psicoativas.

Texto: Júlia Paranhos 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019