2023 em números: conheça os indicadores do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (PESD) no último ano

02/02/2024 14h34 - Atualizado em 02/02/2024 14h54

Estão disponíveis em documento lançado nessa sexta-feira, 2, pela Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (SESD), os indicadores dos atendimentos realizados pelo Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, o Rede Abraço. Nele é possível encontrar, por exemplo, o quantitativo de pessoas atendidas diretamente nos Centros de Acolhimento e Atenção Integrada Sobre Drogas (CAADs), de Vitória, Cachoeiro e Linhares.

Entre os dados apresentados aparecem o número de cidadãos beneficiados por ações educacionais e de saúde, assim como também aqueles que foram levados a serviços de acolhimento transitório. O documento aproveita para traçar, através de pesquisas, o perfil do atendido em indicadores de gênero, renda, educação, cor, faixa etária e situação familiar.

Em sua maioria, os números alcançados em 2023 superaram os de pré-pandemia, indicando assim o fortalecimento do programa e o maior conhecimento de seus benefícios pelo cidadão capixaba. Um exemplo é o número de atendimentos que, entre 2021 e 2023, cresceu 86%, alcançando mais de 18 mil assistências, entre múltiplas modalidades.

Segundo a gerente de estudos, pesquisas e informações, Nathalia Borba, “o intuito é acompanhar e avaliar as ações de prevenção, de tratamento e de reinserção social. Os indicadores são então fundamentais para um monitoramento adequado das atividades realizadas pelo programa em seus quatro eixos de atuação, bem como para a verificação dos objetivos e criação de metas para o próximo ano”.

Acesse o documento completo através do link