CAAD Cachoeiro realiza evento em alusão à campanha "Janeiro Branco"

23/01/2024 13h27

O Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas (CAAD) de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, realizou hoje, terça-feira, 23 de janeiro, evento aberto em que o tema principal foi a campanha "Janeiro Branco". 

Criada há dez anos, na cidade de Uberlândia (MG), a campanha traz atenção para discussões sobre saúde e bem-estar mental. Este ano seu tema principal é "Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?".

A importância dos cuidados com a saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem ganhando cada vez mais lugar nos espaços de discussão sobre políticas públicas de saúde. No ano passado, em 2023, foi sancionada a lei federal nº 14.556 que adicionou a campanha ao calendário oficial brasileiro.  

Em acordo com a Campanha Nacional que busca disseminar e fortalecer os Cuidados com a Saúde Mental, o CAAD Cachoeiro, procurou trazer um momento que descontruísse os preconceitos a respeito da Saúde Mental, "a ideia é desmistificar patologias e emoções, valorizando a individualidade e a busca pelo equilíbrio emocional de cada um" disse a coordenadora local Angélica Rigon Volpato. 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019