Centros de acolhimento a pessoas com dependência química somam mais de 46 mil atendimentos desde 2019

26/12/2022 10h22

O Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, do Governo do Espírito Santo, visa promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Só em 2022, o programa, conhecido como Rede Abraço, atendeu mais de 3 mil cidadãos e realizou mais de 13 mil atendimentos. Ao todo, desde 2019, foram mais de 10 mil cidadãos atendidos e mais de 46 mil atendimentos realizados. 


A porta de entrada da Rede Abraço são os três Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), localizados em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Nesses locais, o cidadão é acolhido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e técnico de enfermagem. 

Os profissionais direcionam o tratamento de acordo com as especificidades de cada caso. O cidadão pode ser encaminhado para atendimentos individuais e grupos de tratamento nos próprios CAADs, a rede de saúde e socioassistencial (CRAS e RAPS), hospitais gerais e comunidades terapêuticas credenciadas ao programa. 

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, conhecido como Rede Abraço, do Governo do Estado do Espírito Santo, criado em 2013 e passou por reformulações em 2019. É coordenado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD), vinculada à Secretaria do Governo (SEG).

Atualmente, a Rede Abraço está sustentada em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e estudos, pesquisas e avaliações. Os CAADs fazem parte do eixo de tratamento. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas (OCID): www.ocid.es.gov.br.



Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Telefone de contato: 0800 028 1028 



CAAD Vitória

Rua 13 de maio, nº 47, Centro. 

 

CAAD Cachoeiro 

Rua Doutor Raulino de Oliveira, 56. Centro. 

 

CAAD Linhares

Avenida Hans Schmoger, 333. Bairro Nossa Senhora da Conceição. 

 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019