Coesad realiza Assembleia Eleitoral e elege novos membros para biênio 2026-2028

26/11/2025 13h21

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) elegeu, nessa terça-feira (25), as organizações da sociedade civil que irão compor o conselho para o biênio 2026-2028. As novas entidades foram eleitas durante Assembleia Eleitoral, realizada de forma virtual. 

No total, oito entidades foram eleitas, garantindo a renovação da representatividade no Coesad. Elas assumirão o compromisso de co-gerir e direcionar as políticas sobre drogas — ações que impactam diretamente a vida dos capixabas. 

O processo foi marcado pela transparência e organização, sendo fiscalizado e conduzido pela Comissão Eleitoral do Coesad. Durante a Assembleia, cada representante das entidades candidatas teve dois minutos para se posicionar e apresentar a instituição aos demais membros. 

A votação foi efetuada por segmento de atuação, por meio de um questionário digital que assegurou o registro e a validade de cada voto.

Para finalizar o processo, a comissão deu voz aos membros do conselho e também ouviu o presidente do Coesad, Carlos Lopes, que agradeceu à comissão organizadora pela condução do processo eleitoral, e contou um pouco da expectativa dos membros do conselho para o próximo biênio. 

“Nosso objetivo é que o próximo biênio seja extremamente profícuo. Que os debates e o processo eleitoral se traduzam em melhorias concretas e efetivas nas políticas públicas. A expectativa para este novo ciclo de dois anos é muito positiva, pois estamos reunidos aqui pelo mesmo propósito maior. O Coesad é um espaço de pluralidade, que mesmo diante de algumas divergências de ideias, conseguimos sempre encontrar um ponto de equilíbrio em nossos debates e torná-los qualificados e propositivos. E é por meio desse equilíbrio e processo democrático que garantimos que todas as vozes sejam ouvidas na arena pública e que ações nas políticas sobre drogas sejam criadas para transformar a vida de muitos capixabas”, finaliza o presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, Carlos Lopes. 

Entidades eleitas

Segmento: entidades/instituições e movimentos representativos de usuários e/ou familiares na área de drogas

Eleito: Grupo Amor Exigente

 

Segmento: prestadores de serviços que desenvolvam ações conforme os Eixos definidos pela Política Nacional sobre Drogas

Eleitos: Serviços de Acolhimento Residencial Transitório (Sart) Alfa e Fênix, e Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES).

 

Segmento: entidades representativas dos trabalhadores

Eleitos: Ordem dos Advogados do Brasil/ES (OAB/ES), Conselho Regional de Farmácia do ES (CRF-ES) e Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP16).

 

Segmento: representante dos conselhos municipais sobre drogas

Eleito: Conselho Municipal sobre Drogas Cariacica (Comud)

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019