- SOBRE
- Pesquisas
- Rede Abraço
- Notícias
- COESAD
- Indicadores dos CAADs
Coesad recebe apresentação da Análise Executiva da Rede Abraço durante Reunião Ordinária
12/03/2025 11h43 - Atualizado em
12/03/2025 11h45

O Conselho Estadual sobre Drogas promoveu nessa terça-feira (11), sua Reunião Ordinária com a participação de representantes de diversos setores públicos e da sociedade civil. Na ocasião, foram discutidas pautas importantes relacionadas à Política Estadual sobre Drogas. Além disso, a equipe do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentou a Análise Executiva do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (Rede Abraço).
A apresentação conduzida pela equipe do Instituto Jones teve como objetivo, a compreensão completa do serviço, a identificação de oportunidades de aprimoramento e o compartilhamento das expectativas e necessidades dos atendidos com os representantes.
“A equipe do Programa foi fundamental para conseguirmos realizar a pesquisa. Não devemos ter a ideia de que: ‘chegou um especialista, eles vão resolver tudo’. A construção de um trabalho como a Análise Executiva é conjunta. Realizamos diversas reuniões e várias entrevistas. Apesar desta última não ser uma etapa obrigatória nas análises executivas, ela é bem importante. Por isso a gente buscou ouvir as pessoas que recebem e fazem parte da política pública, para entender também quanto elas vivenciam e estão satisfeitas com o serviço. Essas entrevistas foram muito importantes por causa disso, a gente conseguiu captar essa percepção da realidade”, explicou o coordenador do Observatório da Segurança Cidadã do IJSN; e da Pesquisa Análise Executiva do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas – Rede Abraço, Thiago Guadalupe.
Segundo o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, a Análise Executiva da Rede Abraço é fundamental para a troca de informações e o fortalecimento do compromisso com a transparência e consulta nas políticas públicas.
“A avaliação, além de contribuir para o aprimoramento do Programa Rede Abraço, também atende a um dos princípios fundamentais da administração pública: a consulta. A Análise Executiva já está disponível na íntegra no Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas (Ocid) e no site do IJSN, acessível a toda a sociedade. Dessa forma, vocês podem conferir e, se desejarem, compartilhar com outras pessoas. Esse é um dos propósitos da gestão pública e um compromisso tanto dela quanto da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD). O princípio da transparência é essencial, especialmente no processo de avaliação e melhoria contínua das políticas públicas”, finaliza Carlos.