Comissão de Diretrizes do CAAD inicia a implementação de protocolo específico para manejo de casos de suicídio

02/10/2023 15h50 - Atualizado em 02/10/2023 16h06

Os servidores dos Centros de Acolhimento e Atenção Integrada sobre Drogas (CAADs) localizados em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares passarão a seguir um protocolo específico para manejo de casos de suicídio. O intuito é aprimorar o atendimento prestado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares.

Desenvolvido pela Comissão de Diretrizes do CAAD Vitória, formada por psicólogos, médicos, assistentes sociais e nutricionista, o protocolo está estabelecido em três frentes: caderno conceitual teórico, documento com condutas e fluxos e instrumental. Esse último trata-se de um formulário na forma de score que visa servir para uma rápida avaliação do risco de suicídio.

“Nessa primeira etapa de implementação, a equipe técnica dos CAADs aplicará o formulário nos atendimentos durante um mês. Nosso intuito é conseguir observar a eficácia desse instrumento e, assim, relacioná-lo às outras frentes”, reforçou o gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas, Getúlio Sérgio Souza Pinto.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019