Conselho Municipal sobre Drogas de Guarapari realiza visita ao CAAD Vitória

21/05/2025 16h48 - Atualizado em 22/05/2025 09h25

Nesta terça-feira (21), os membros do Conselho Municipal sobre Drogas de Guarapari realizaram uma visita técnica à Rede Abraço em Vitória. Na ocasião, a secretária Executiva do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), Kátia Cuzzuol, apresentou as equipes do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) e esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do Conselho.

Segundo a secretária, receber a visita dos representantes do Pleno de Guarapari foi um momento significativo para fortalecer o diálogo entre o colegiado do Estado e o município. 

“A iniciativa demonstra o compromisso com o fortalecimento das políticas sobre drogas e a preocupação em promover um diálogo sobre o tema. Esse tipo de articulação é fundamental para construirmos políticas públicas mais eficazes e sensíveis às necessidades da população. Esperamos que esse exemplo inspire outros municípios a seguir o mesmo caminho”, afirma Kátia.

Para Sergio Pereira dos Santos, presidente do Conselho Municipal sobre Drogas de Guarapari, a visita foi uma oportunidade de conhecer de perto a estrutura, profissionais que atuam no serviço e compreender melhor o trabalho desenvolvido e a importância do apoio da Rede Abraço e do Coesad para o município.

“O Conselho Estadual tem nos apoiado, sobretudo, no incentivo à organização do Conselho Municipal sobre drogas de Guarapari. Saímos extremamente satisfeitos e com grandes expectativas. Acreditamos que, por meio dos editais e dos equipamentos disponibilizados pela Subsecretaria Estadual sobre Drogas, conseguiremos ampliar nossas ações e oferecer um atendimento ainda mais ágil e eficiente à demanda dos usuários no nosso território. Queremos fortalecer ainda mais essa rede de apoio e proporcionar soluções concretas para o município. Seguimos comprometidos com as articulações de políticas públicas que realmente façam a diferença”, finaliza Sergio.

Conselhos municipais

Os Conselhos Municipais sobre Drogas são fundamentais para a promoção do controle social, democratização, fiscalização e deliberação de políticas públicas. Enquanto isso, o Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) é responsável por acompanhar e atualizar a política estadual sobre drogas, orientar atividades relacionadas ao tema, avaliar a gestão dos recursos do Fundo Estadual sobre Drogas, propor alterações em seu Regimento Interno e promover a integração do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas (Sisesd) com outros órgãos estaduais.

Nas plenárias, onde são realizadas as avaliações e o acompanhamento das políticas discutidas, participam representantes do poder público e da sociedade civil de diversos órgãos, como saúde, justiça, assistência social, educação e outros.

Atualmente, no Espírito Santo, há onze conselhos ativos, nos municípios de Aracruz, Cariacica, Ibatiba, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha e os recém consolidados de Guarapari e Piúma.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019