Cultura e Arte como estratégias de cuidado e prevenção: conheça os projetos Escrita Criativa e Integralidades, apoiados pela Rede Abraço

19/12/2023 16h19 - Atualizado em 19/12/2023 16h23

A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo foi na semana passada (14) espaço de expressão artística e cultural dos jovens acompanhados pelos projetos “Escrita criativa: educação popular na prevenção ao uso de álcool e outras drogas” e “Integralidades: estratégias de reabilitação psicossocial” durante a Mostra Cultural Liberdades.

O evento marcou o encerramento dos projetos, cujas ações foram desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Vila Velha e no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha. Os dois projetos tiveram apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Edital de Boas Práticas 2022, publicado pelo Programa Rede Abraço (Secretaria de Estado do Governo/Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas).

A Mostra Cultural teve como objetivo incentivar a proposição de novas formas de expressão artísticas e culturais. Em meio a apresentações musicais, slams, poesias e História em Quadrinhos, mostrou-se a potência criativa que arte e a cultura têm em estabelecer conexões e estratégias terapêuticas expressivas, que promovam o acolhimento, a promoção de bem-estar e o cuidado de si e do outro. No evento, foram lançados o livro “Escrita Criativa Enquanto Prática de Redução de Danos”, com as produções dos jovens no projeto Escrita Criativa e a música “Liberdade”, composição coletiva do Projeto Integralidades, interpretada por um dos adolescentes acompanhados pelo projeto e que também se encontra em Medida Socioeducativa.

Ainda durante o encontro, aconteceu também a primeira edição do Prêmio Literário do Projeto Escrita Criativa, que selecionou e premiou três produções artísticas realizadas por jovens dos territórios acompanhados.

Para Maurenia Lopes, idealizadora do projeto Escrita Criativa e uma das organizadoras da Mostra Cultural, o nome “Liberdades” foi escolhido porque, nas várias produções artísticas que tiveram espaço durante os projetos, o tema da liberdade sempre compareceu.

Os projetos

“Projetos como esse nos aproximam e auxiliam a compreender as questões do outro para que assim possamos, efetivamente, combater os problemas gerados pelo abuso de substâncias. Os jovens aqui mudados serão, no futuro, atores na promoção e ampliação dessa ideia, assim garantindo a sua perpetuação”, afirmou o subsecretário de Políticas Sobre Drogas, Carlos Lopes.

O projeto Integralidades procura, por meio de oficinas expressivas como música, atividades manuais, pintura e práticas corporais promover o cuidado e o bem-estar psicossocial na convivência entre adolescentes, famílias e o poder público.

Já o Escrita Criativa foca na livre produção e expre  ssão escrita, apresentada ao público através de diversas formas e gêneros textuais. Para conhecer mais sobre as ações desses projetos e o seu material pode-se acessar o instagram @proj_escrita_criativa.

Ambos os projetos foram remodelados e terão continuidade em 2024, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Edital de Boas Práticas 2023, publicado pelo Programa Rede Abraço (Secretaria de Estado do Governo/Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas).

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019