Equipe da Rede Abraço em Cachoeiro marca presença em IV Congresso Internacional de Saúde Mental do CENAT

28/10/2025 11h57 - Atualizado em 28/10/2025 11h58

A equipe da Rede Abraço em Cachoeiro Itapemirim marcou presença nos dias 24 e 25 de outubro no IV Congresso Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental, do Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental (CENAT), realizado no Vitória Grand Hall, na capital. 

A participação destacou a atuação do Programa no cuidado e tratamento da população capixaba com problemas  relacionados à drogadição, por meio da exposição de dois trabalhos: "O papel do CAAD na Rede Abraço: experiências de acolhimento, cuidado e reinserção social" e "Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) no Sul do Espírito Santo: análise de indicadores sociodemográficos e perfil de atendidos".

A exposição dos projetos ocorreu no segundo dia do congresso, através de um banner. No mesmo dia, as equipes apresentaram os dois trabalhos desenvolvidos pela Rede Abraço de Cachoeiro de Itapemirim para o público.

A comitiva foi composta pelo coordenador do CAAD Cachoeiro, Robert Miranda; e pelas referências técnicas, Edilamar Goveia e Maria das Dores Soares. A equipe também contou com as psicólogas Mirella Andrade e Paula de Albuquerque, e a assistente social Adriana Babiski.

De acordo com o coordenador do CAAD Cachoeiro, Robert Miranda, a apresentação da Rede Abraço teve um retorno muito positivo.

“Recebemos elogios pela proposta inovadora do Programa Rede Abraço, que atua de forma ampla, indo além do cuidado clínico e do tratamento, com ações voltadas também para a prevenção, reinserção social, estudos, pesquisas e avaliações. O público demonstrou grande interesse na análise dos perfis sociodemográficos dos atendidos e nas reflexões críticas construídas a partir desses dados”, conta Robert.

​A participação no congresso permitiu a divulgação dos serviços da Rede Abraço, dando destaque ao CAAD da região Sul como serviço de referência no acolhimento de pessoas com questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, bem como de seus familiares. 

Além de dar visibilidade, o evento internacional possibilitou a troca de experiências, o fortalecimento da produção de conhecimento e reafirmou o compromisso da equipe com a prática baseada em evidências e o rigor científico.

IV Congresso Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental

O Congresso teve como objetivo promover debates e trocas de experiências sobre práticas inovadoras em saúde mental, visando melhorar a qualidade dos serviços em articulação com a comunidade.

O evento no Estado abordou a importância da reforma psiquiátrica e o papel das boas práticas nesse processo, com discussões sobre experiências no Brasil e no exterior.

Foram tratados temas como saúde mental comunitária, medicalização, acolhimento em crises, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuidado centrado no diálogo e desinstitucionalização.

O Congresso é uma iniciativa do CENAT, em parceria com profissionais, estudantes, organizações sociais, familiares e a Mental Health Collaboration Network (IMHCN).

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019