Equipe da Rede Abraço participa de evento final de projeto contemplado no Edital de Boas Práticas 2020

29/09/2021 14h19

A Federação de Amor Exigente – Regional ES realizou, neste mês de setembro, o último encontro do “Curso de Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente – Família”, projeto contemplado no Edital de Boas Práticas 2020, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Representantes do Programa Rede Abraço participaram do evento na modalidade on-line, juntamente com mais de 120 participantes do Espírito Santo, de outros estados e de outros países.

O curso teve a duração de 15 semanas e foi voltado para familiares, educadores e profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social e demais políticas públicas que buscam conhecer mais sobre fatores de proteção e de risco para o uso indevido de drogas. Abordando temas como codependência, assertividade, ética, responsabilidade social, espiritualidade, entre outros, o projeto visou a educar e informar sobre a prevenção ao uso de drogas e ao fortalecimento da rede de apoio.

Segundo a coordenadora do projeto, Clotilde Castro Tóffoli, durante os encontros, pais, avós e professores fizeram uma autoanálise de seus valores e atitudes e refletiram como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos. “O curso conseguiu agregar conhecimento útil para a prevenção, qualidade de vida e proteção de nossas crianças e adolescentes. As opiniões registradas no decorrer dos encontros sinalizam que houve mudança e otimização de comportamentos”, afirmou.

Durante o evento on-line, um dos participantes registrou sua opinião sobre o curso e o Edital de Boas Práticas da SEDH.  “É altamente positivo e produtivo essa soma de esforços entre poderes públicos e instituições de apoio a famílias destruídas por drogas lícitas ou não e outros fatores que desagregam. Essas são as sementes plantadas e regadas com muitos esforços, que futuramente vão florir e produzir lindos frutos, numa base sólida e próspera”, comentou João Sidney, que acompanhou o curso em São Paulo, onde mora.

“O Amor Exigente tem tradição de apoio e suporte às famílias que enfrentam problemas com álcool e drogas e agora, com o apoio da Rede Abraço, estende sua atuação para alcançar mais pessoas”, ressaltou o subsecretário de Estado de Políticas Públicas, Carlos Lopes.

Sobre o Edital de Boas Práticas

O Edital de Boas Práticas foi publicado em 2020 pela SEDH e contemplou, com o prêmio de R$ 25 mil, projetos desenvolvidos em três eixos: promoção, proteção e defesa dos direitos humanos; prevenção ao uso de drogas e reinserção social; e cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas.

Em 2021, a SEDH, por meio do programa Rede Abraço, publicou o novo Edital de Boas Práticas, com modificação dos eixos temáticos, sendo desta vez todos voltados para o campo da política sobre drogas: prevenção ao uso de drogas; cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas; e reinserção social. O resultado final foi publicado no site da SEDH na segunda-feira (27).

Texto: Naiara Gomes.

Informações à Imprensa: