Equipe da Rede Abraço participa de inauguração de projeto contemplado no Edital de Boas Práticas 2022

30/05/2023 11h50 - Atualizado em 30/05/2023 11h52

Uma equipe da Rede Abraço esteve na Unidade de Saúde da Família da Barra do Jucu nesta terça-feira (30) para participar da inauguração da horta medicinal do projeto “Plantando novos horizontes”. A iniciativa foi contemplada no Edital de Boas Práticas de 2022.

Segundo a proponente Pollyana Tereza Ramos Pazolini, assistente social da unidade, o “Plantando novos horizontes” visa também a realização de rodas de conversa com a população da região sobre o consumo de álcool e outras drogas, inclusive medicamentos. “Identificamos o consumo muito alto de remédios ansiolíticos, que são consideradas drogas lícitas. Nosso intuito com a horta é divulgar formas alternativas de tratamento, como o uso de plantas medicinais”, explicou. 

Para o subsecretário de estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Augusto Lopes, o intuito do Edital de Boas Práticas é fortalecer novas perspectivas de cuidado e tratamento a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. “É necessário falar sobre drogas com acolhimento e discernimento, sem discurso moralista e preconceituoso. Iniciativas como essa também são importantes para o fortalecimento dos fatores protetivos de prevenção”, ressaltou. 

Sobre o Edital de Boas Práticas 2022

O Edital de Boas Práticas foi publicado em 2022 pela Rede Abraço para viabilizar ou fortalecer iniciativas de cuidados e tratamentos a pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Os projetos deveriam ser voltados para a prevenção ao uso de drogas, o cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas e a reinserção social. Ao todo, 21 projetos foram contemplados e receberam o prêmio de R$ 30 mil.

Desde 2020, foram contemplados 69 projetos no campo da política sobre drogas, totalizando um repasse de R$ 2,07 milhões.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019