- SOBRE
- Pesquisas
- Rede Abraço
- Notícias
- COESAD
- Indicadores dos CAADs
Equipe da Rede Abraço visita projetos contemplados pelo Edital de Boas Práticas na Serra
20/12/2021 16h31 - Atualizado em
20/12/2021 16h57
A equipe da Rede Abraço visitou, nesta segunda-feira (20) o CAPS ad Laranjeiras, na Serra, para conhecer o projeto “Invencionáticas poéticas”, contemplado no Edital de Boas Práticas de 2020.
Segundo a proponente do projeto e atual gerente do local, Flávia de Macedo Cavallini, o “Invencionáticas poéticas” ofereceu oficinas de artes, música e cidadania para a população atendida pelo CAPS ad. Devido a pandemia, algumas atividades foram, inclusive, realizadas pela internet.
O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, esteve no local e parabenizou o trabalho desempenhado pelo CAPS ad. “Projetos como esse são importantes para promover a cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que enfrentam problemas decorrentes do uso do álcool e de outras drogas”, afirmou.
CAPSi
Outro contemplado pelo Edital de Boas Práticas 2020 que recebeu a visita da equipe da Rede Abraço foi o projeto “Um olhar para Saúde Mental Infantojuvenil - Fortalecimento do Capsi da Serra”. O local atende crianças e adolescentes com transtornos mentais e/ou problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas e realiza atividades de prevenção ao uso de drogas.
Segundo a gerente do CAPSi da Serra, Sabrina de Aquino, o intuito do projeto foi reestruturar o serviço já existente com a compra de equipamentos como notebooks, celulares, além de materiais para oficinas.
Sobre o Edital de Boas Práticas
O Edital de Boas Práticas foi publicado em 2020 pela SEDH e contemplou, com o prêmio de R$ 25 mil, projetos desenvolvidos em três eixos: promoção, proteção e defesa dos direitos humanos; prevenção ao uso de drogas e reinserção social; e cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas.
Em 2021, a SEDH, por meio do programa Rede Abraço, publicou o novo Edital de Boas Práticas, com modificação dos eixos temáticos, sendo desta vez todos voltados para o campo da política sobre drogas: prevenção ao uso de drogas; cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas; e reinserção social. Ao todo, quinze projetos foram contemplados e receberam o prêmio de R$ 25 mil.