Equipe do CAAD Vitória participa de capacitação sobre notificação compulsória de violência

02/10/2023 15h37 - Atualizado em 02/10/2023 15h51

A equipe multidisciplinar do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) Vitória, formada por psicólogos, assistentes sociais, médicos, nutricionista e técnica de enfermagem, participou de uma capacitação de notificação compulsória de violência. O encontro foi realizado no auditório do equipamento público no dia 29 de setembro.

Conduzida pela assistente social Márcia Saldanha, referência técnica em Vigilância Epidemiológica na Prefeitura Municipal de Vila Velha, a formação abordou os protocolos necessários para a comunicação do ocorrido, tais como o preenchimento da ficha de notificação e os fluxos de envio de documentação, além do sistema utilizado.

Segundo o gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas, Getúlio Sérgio Souza Pinto, a violência é considerada um agravo de notificação compulsória. Uma vez observada por profissionais de saúde durante o atendimento, precisa ser comunicado às autoridades sanitárias utilizando um instrumental específico estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“O desafio de reduzir a subnotificação dos casos de violência é muito importante para que possamos ter dados fidedignos sobre o tema, além de aumentar a capacidade de resposta da assistência frente à temática”, explicou o gerente.