Prevenção ao Uso de Drogas em Sala de Aula: Governo do Estado Lança Material Inédito no País

05/03/2024 22h33 - Atualizado em 07/03/2024 11h05

O Governo do Estado do Espírito Santo lançou hoje, dia 5 de março de 2024, a segunda versão do Caderno Metodológico sobre prevenção ao uso de Drogas, a ser aplicado na rede estadual de ensino público. A publicação, que é pioneira em todo o país, é a primeira a ensinar aos professores da rede pública as melhores estratégias para lidar com o tema das Drogas em sala de aula, nos ensinos fundamental e médio. 

A publicação é uma ação conjunta entre Secretaria de Estado do Governo (SEG) e Secretaria de Estado da Educação (SEDU), e foi elaborada pela Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas e pela Gerência de Currículo de Currículo da Educação Básica, sendo validada por professores das redes Estadual e Municipal de diversas cidades do Estado.

A elaboração do Caderno segue os princípios do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, a Rede Abraço, criada há dez anos pelo Governo Estadual, as novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo de educação do Espírito Santo. 

Para o governador do Estado, Renato Casagrande, o caderno lançado hoje conta com temas atuais, necessários para professores e alunos e contribui para o diálogo e a convivência entre cidadãos. “É bom que a gente tenha formação teórica, conteúdo, mas também formação em valores. Que a gente possa compreender que a beleza está na diferença. Um material como esse ajuda na construção daquilo que a gente quer como civilização”.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, destaca o fato de a escola ser considerada um dos melhores espaços para o trabalho de prevenção ao uso de álcool e drogas e acrescenta: “o caderno pedagógico elaborado por nossa equipe da SEG, em parceria com a Sedu, será uma ferramenta importante para a realização de um trabalho de conscientização dos professores com nossos estudantes, para que eles possam construir um caminho longe das drogas, refletindo  sobre um dos maiores desafios da nossa sociedade”.

O subsecretário de Estado de Políticas Sobre Drogas, Carlos Lopes, completa dizendo que a publicação visa “contribuir e colaborar para promover entre os educandos do nosso Estado uma abordagem qualificada sobre educação e prevenção às drogas, enriquecendo  as possibilidades de atuação e diálogo sobre o assunto na comunidade escolar". 

O principal objetivo da nova edição é o desenvolvimento de ações voltadas aos educadores que possibilitem a ampliação e o compartilhamento de conhecimento e também experiências no campo da prevenção ao uso de drogas nas escolas, assim como delinear ferramentas que possam atuar como verdadeiros fatores de proteção em sala de aula.

O material atualizado será lançado e distribuído nas versões impressa, pela primeira vez, e também em formato digital com download gratuito pelo site do Observatório Capixaba de Informações Sobre Drogas, o OCID, e da Secretaria de Educação (Sedu). 

Além da Prevenção e dos Estudos e Pesquisas, materializados pelo Caderno, é importante lembrar que a Rede Abraço também conta com outros dois eixos, o de cuidado e tratamento e o de reinserção social, disponibilizados em seus CAADs ou pelos telefones 0800 028 1028 e (27) 3636-6200 (whatsapp).  

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019