Governo e Rede Abraço promovem Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

17/06/2024 10h09 - Atualizado em 19/06/2024 12h38

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Sesd) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), vai promover, entre os dias 25 e 27 de junho, a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento, que chega à terceira edição, será realizado no Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e é aberto ao público.

Com o tema “Política sobre Drogas: uma agenda intersetorial”, o seminário vai apresentar e debater iniciativas realizadas nos campos de prevenção, cuidado e tratamento, pesquisas e estudos, além da reinserção social. A programação contará com palestras, mesas-redondas, mostra de práticas, apresentações culturais, divulgação de trabalhos e premiações. Serão emitidos certificados digitais de participação para quem tiver presença em pelo menos 60% do evento. O objetivo é contribuir com o enriquecimento e a ampliação do debate acerca de temas pertinentes à política sobre drogas.

Na abertura, presença confirmada do governador do Estado, Renato Casagrande. O evento contará com especialistas na temática sobre drogas, como Mauricio Fiore, diretor de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/Ministério da Justiça); Marcelo Pedra, pesquisador e professor do Núcleo de Estudos Pop Rua e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop/Fiocruz Brasília); e Pablo Ornelas, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Segurança Pública, na Universidade Vila Velha (UVV), entre outros.

Programação

Na programação, diversos temas da problemática das drogas serão debatidos, como usuários de drogas em situação de rua; a importância das redes comunitárias e territoriais na proteção e atenção de problemas relacionados ao uso de álcool e drogas; participação social na política das drogas e a importância dos conselhos; além de debate sobre cenários contemporâneos, como proibição, descriminalização, regulamentação e legalização.

Para o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, a semana vai possibilitar a discussão e a troca de experiências, em diversos âmbitos, no combate e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Nesta edição, também vamos celebrar o marco de mais de 20 mil capixabas atendidos pela Rede Abraço, que é o nosso programa que atende pessoas com problemas de álcool e outras drogas em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Serão três dias de debates com temas importantes e atuais no campo da drogadição, e nosso objetivo é envolver a sociedade como um todo na discussão dos problemas e desafios gerados pelo consumo de drogas”, explica Carlos Lopes.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, destaca as ações voltadas para a prevenção, cuidado, tratamento e reinserção social das pessoas que sofrem com os efeitos do uso de álcool e outras drogas no Estado, no âmbito de uma política de transversalidade. Com essa política pública, milhares de pessoas têm sido atendidas nos Centros de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

“A realização da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas é uma iniciativa importante do Governo do Estado para que possamos aprofundar o debate e conhecer práticas exitosas em relação a esse tema, que é de interesse de toda a sociedade. E, assim, avançar em relação aos trabalhos que nossa equipe da Rede Abraço já vem executando”, diz Maria Emanuela Alves Pedroso.

Outras atividades constam no calendário que antecede a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. No dia 18 de junho, Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e no dia 20 de junho, Linhares, no norte, vão sediar encontros preparatórios para os três dias de evento na capital.

Mostra de Práticas e premiações

A Semana contará também com um espaço de divulgação de práticas já desenvolvidas no Espírito Santo, com uma Mostra de Práticas que será realizada no dia 27, no turno matutino. Ainda na abertura do evento haverá a entrega da premiação do Edital de Práticas Pedagógicas 2024 e também a entrega simbólica do certificado do curso de Ensino a Distância (EaD) “Capacitação em Participação social nas políticas de álcool e outras drogas”, ministrado em parceria com a Rede Abraço, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Governo do Estado.

Confira a programação completa da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas:

25/06 (terça-feira)

14h – Abertura com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

15h – Palestra: “Participação social na política sobre drogas: a importância dos conselhos”

Mauricio Fiore
Diretor de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP).

Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Antropologia Social pela USP. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp.


26/06 (quarta-feira)


08h30 – Mesa-redonda: “Relatos de experiências do cotidiano dos serviços de atenção à população em situação de rua no Espírito Santo”

João Ferreira – Representante Consultório na Rua (SESA/ICEPi/ES)

Atua na coordenação do Programa de Qualificação da Atenção Primária em Saúde, com ênfase em Consultório da Rua pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Teólogo pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista em Gestão de Saúde Pública pela Faculdade Uniamérica. Autor de quatro livros, militante da causa da população em situação de rua, empreendedor social.

Amanda Nunes Carneiro – Representante da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH-ES)

Psicóloga. Coordenadora da política para pessoas em situação de rua da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Luciana Gatti Constantino

Coordenadora do serviço especializado em abordagem social da Secretaria de Assistência Social de Vitória. Assistente social com especialização em Saúde e Reabilitação pela USP, e em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

10h30 – Palestra: “Atenção integral e intersetorial ao usuário de drogas em situação de rua”

Marcelo Pedra

Docente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária, da Fiocruz, e na Disciplina "População em situação de rua: políticas públicas e serviços", no curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, da Fiocruz.

Psicólogo Sanitarista. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz. Mestre em Educação em Saúde pela UERJ.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h30 – Palestra: “Estratégias de prevenção aos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas”

Daniela Ribeiro Schneider

Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC), Mestrado em Educação (UFSC), Doutorado em Psicologia (PUC/SP).

15h – Mesa-redonda: “A importância das redes comunitárias e territoriais na proteção e atenção de problemas relacionados ao uso de álcool e drogas”

Luizane Guedes Mateus

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Ufes.

Psicóloga graduada pela Ufes, Mestrado e Doutorado em Subjetividade, Política e Exclusão Social pela UFF. Atualmente é professora no curso de Psicologia da Ufes e coordenadora do Núcleo de Psicologia Aplicada, da Ufes.

Maurenia Lopes Ferreira de Almeida

Assistente Social da Unidade de Saúde da Família de Barra do Jucu, Vila Velha/ES. Especialista em Educação Popular em Saúde, pelo ICEPi, em Gestão de Políticas Públicas e Privadas, pelo Salesiano. Participa de ações comunitárias e movimentos sociais em defesa do SUS. Coordena o projeto Escrita Criativa: educação popular na prevenção do uso de álcool e outras drogas com crianças.

Loraine Emidio

Representante do Coletivo Consciência Periférica. Estudante de Psicologia e de Serviço Social, produtora cultural, administradora e idealizadora do Primeiro Movimento de Assistência Psicossocial da Região 5 de Vila Velha.

Daniel Delvano Silva Cunha

Terapeuta Ocupacional do CAPS AD VV/ES. Mestre em Psicologia Institucional pela UFES. Musicoterapeuta. Especialista em Musicoterapia clínica e em Gerontologia Social. Coordena o projeto Congo e Cultura Capixabas enquanto práticas de redução de danos e cuidado em saúde mental.


27/06 (quinta-feira)

08h30 – Mostra de Práticas

Trabalhos selecionados

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Mesa-redonda: “Resgate histórico da política nacional sobre drogas e considerações preliminares sobre a Análise Executiva do Programa Rede Abraço (ES)”

Thiago de Carvalho Guadalupe

Doutorado em andamento em Política Social pela Ufes. Mestre em Sociologia, pela UFMG. Graduado em Ciências Sociais, pela UFMG. Pesquisador e coordenador do Observatório da Segurança Cidadã do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Daniela Cristina Neves de Oliveira

Tem graduação em Ciências Sociais pela Ufes, mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição e doutorado em Sociologia pela USP. Atualmente, é pesquisadora bolsista no Instituto Jones dos Santos Neves.

Lívia Silva de Queiroz

Graduada em Serviço Social pela Ufes, especialista em Política Pública para a Infância e Juventude e em Políticas Sociais. Conselheira no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) Espírito Santo. Atualmente é pesquisadora bolsista no Instituto Jones dos Santos Neves.

15h – Mesa-redonda: Cenários contemporâneos da política sobre drogas: debate entre proibição, descriminalização, regulamentação e legalização;

Pablo Ornelas Rosa

Doutor em ciências sociais pela PUC/SP, mestre em sociologia política e bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente realiza pesquisa de doutorado em psicologia institucional na UFES. Desde agosto de 2013 atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV.

Raoni Gomes

Advogado criminalista, especialista em ciências criminais e mestre em direitos e garantias fundamentais, ambos na FDV. Doutorando em Direito Constitucional e Teoria do Estado na PUC-Rio. Vice presidente da comissão do direito aplicado à cannabis e ao cânhamo da OAB-ES. Fundador da Associação da Cannabis do Espírito Santo. Militante do Movimento Negro Unificado.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Rede Abraço
Thiago Almeida
(27) 3636-6229 / 99780-3017
thiago.jesus@seg.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
(27) 3636-1118 / 99507- 4071
claudia.feliz@seg.es.gov.br

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019