Governo lança Edital de Boas Práticas no campo da Política sobre Drogas

13/07/2023 09h53 - Atualizado em 13/07/2023 12h04

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria de Estado do Governo (SEG), lançou o Edital de Boas Práticas no campo da política sobre drogas. Serão selecionados 30 projetos em três eixos temáticos: prevenção ao uso de drogas; cuidados e tratamentos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool; e outras drogas e reinserção social. Cada um dos contemplados receberá o prêmio de R$ 40 mil para viabilização ou fortalecimento da iniciativa. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Clique aqui para ler o edital.

“Esse edital visa colaborar, ser parceiro e reconhecer as boas práticas que estão sendo desenvolvidas por instituições e profissionais na prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas dependentes. O Governo do Estado está investindo R$ 1,2 milhão nessa ação.Com boas práticas e gestão inovadora, vamos transformando as políticas públicas no Espírito Santo. Essa já é quarta edição do Edital e neste tempo podemos reconhecer e ser parceiros de tantas instituições que atuam em nosso Estado”, afirmou o governador.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, destaca a forma inovadora com a qual o Governo do Estado valoriza, com a premiação, boas práticas a serem colocadas a serviço da parcela da população que necessita de ações de prevenção e cuidado em relação ao uso de álcool e outras drogas. “É importante que todos nós nos conscientizemos sobre o quão desafiador é o problema da dependência química, que avança na nossa sociedade atingindo, indistintamente, pessoas de todas as classes sociais. Um fenômeno de âmbito mundial que se revela como um dos maiores desafios que enfrentamos no seio das famílias e no campo da gestão pública”, comentou.

Com o objetivo de dar o suporte que a população precisa, ressalta a secretária, o Governo do Estado criou a Rede Abraço como parte de uma política de transversalidade que reúne ações nas áreas de prevenção, cuidado, tratamento e reinserção social.

“Implantamos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ) em áreas de risco social; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que envolve o trabalho da Polícia Militar com estudantes nas escolas; ações de proteção social; de qualificação profissional; de acesso à escolarização; de reinserção social de apenados; além de realizarmos, na área da Saúde, internações para tratamento de usuários com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. E agora repetimos uma experiência exitosa, com o lançamento de mais um edital que incentiva iniciativas no campo da política sobre drogas”, pontuou Maria Emanuela Pedroso.

Segundo o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, a Rede Abraço já premiou 69 iniciativas desde o ano de 2020. “É possível e necessário trabalhar as políticas voltadas para a temática de álcool e outras drogas de modo criativo e transversal, compreendendo que ações nas áreas de saúde, educação, esportes, cultura e geração de trabalho e renda são importantes no cuidado e no fortalecimento de fatores protetivos.”

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, com entrega de documentação no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) Vitória, para o e-mail editaldeboaspraticas.sesd@seg.es.gov.br ou pelo e-Docs (https://e-docs.es.gov.br/) até as 18 horas do dia 31 de agosto deste ano.

Elaboração de projetos

A Sesd promoverá dois encontros para esclarecer dúvidas sobre o edital e a elaboração de projetos. O primeiro será realizado presencialmente no dia 24 de julho de 2023, às 13h30, no Auditório do CAAD Vitória. Já o segundo será no dia 14 de agosto, às 19 horas na plataforma Zoom, pelo link https://bit.ly/duvidaseditalredeabraço2023.

Edital de Boas Práticas da Rede Abraço

Seleção de 30 projetos no campo da política sobre drogas

Premiação por projeto: R$ 40 mil

Total de premiação: R$ 1,2 milhão

Período de inscrição: até as 18h do dia 31 de agosto de 2023

Encontros para esclarecimentos de dúvidas:

Presencial: 24 de julho, às 13h30, no auditório do CAAD Vitória (Rua Treze de Maio, 47. Centro)

On-line: 14 de agosto, às 19 horas, na plataforma Zoom, pelo link https://bit.ly/duvidaseditalredeabraço2023.

Entrega de documentos:

CAAD Vitória

E-mail: editaldeboaspraticas.sesd@seg.es.gov.br

e-Docs https://e-docs.es.gov.br/

Eixos Temáticos:

Eixo Temático I - Prevenção ao uso de drogas

Proponentes:

Pessoas físicas residentes no Espírito Santo que sejam trabalhadores da Administração Pública, direta ou indireta, em atuação em serviços localizados no Estado

Pessoas jurídicas de direito privado, sem finalidade lucrativa

Cooperativas de trabalho de profissionais da área da Saúde ou da Educação.

Eixo Temático II - Cuidados e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas

Proponentes:

(Os proponentes titulares também deverão constar do CNES dos estabelecimentos)

Eixo Temático III - Reinserção Social

Pessoas jurídicas de direito privado, sem finalidade lucrativa

Cooperativas de trabalho de profissionais da área da Saúde ou da Educação

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Rede Abraço