Levantamento mostra dados sobre o consumo de álcool no Brasil

10/08/2023 11h16 - Atualizado em 10/08/2023 12h02

O Centro de Informações sobre Saúde do Álcool (CISA) divulgou no final de julho o levantamento “Álcool e a Saúde dos Brasileiros - Panorama 2023”. A quinta edição da publicação mostrou que 45% dos brasileiros ingerem bebida alcoólica em festas, eventos sociais e até mesmo em casa. 

Cerca de 20% consome uma vez por semana ou a cada 15 dias, 14% uma vez por semana ou menos, 7% de duas a quatro vezes por semana e apenas 3% bebe cinco vezes ou mais. 25% dos jovens (18-24 anos) e 23% dos adultos jovens (25-34 anos) ingerem a substância uma vez por semana ou a cada 15 dias. As duas faixas etárias são as que apresentam menor nível de abstenção e maior frequência de consumo, respectivamente.

O “Álcool e a Saúde dos Brasileiros - Panorama 2023” constatou que boa parte dos brasileiros abusam de bebidas alcoólicas, mas não percebem seu padrão de consumo como problemático. Os dados do levantamento mostram que 27% dos brasileiros têm consumo moderado de álcool e 17% abusivos, mas 75% dos consumidores abusivos acreditam que são consumidores moderados. 

Isso ocorre porque muitos não conhecem as definições de consumos moderado e abusivo. De acordo com o CISA, uma dose padrão de bebida alcoólica no Brasil equivale a 14g de álcool puro. Isso corresponde a 350 mL de cerveja, 150 mL de vinho ou 45 mL de destilado (vodca, uísque, cachaça, gin e tequila, por exemplo). 

Com base nessas definições, é considerado moderado o consumo de no máximo duas doses em único dia ou 14 doses por semana para homens. Para mulheres, as quantidades são de uma dose em 24 horas ou sete doses durante sete dias. Já a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, define consumo abusivo quando homens ingerem 5 ou mais doses ou mulheres bebem 4 ou mais doses em uma única ocasião no último mês. É também chamado de Beber Pesado Episódico (BPE).

A maior porcentagem dos entrevistados (39%) consome de 1 a 2 doses por ocasião, sendo que, entre as mulheres, essa porcentagem sobe para 43%. Em seguida, vêm os que consomem entre 3 a 4 doses por ocasião, compondo 24% da amostra, porcentagem semelhante para homens e mulheres. A maior parte da amostra analisada (63%) consome até 4 doses por ocasião. 16% dos homens declararam ingerir de 5 a 6 doses, 5% de 7 a 9 doses e 18% consomem em média 10 ou mais doses, em comparação com as mulheres (12%, 2% e 12% respectivamente).

O brasileiro que consome álcool tanto de forma moderada quanto abusiva possui maior escolaridade e maior renda que os abstêmios, com destaque para os que apresentam ensino superior completo, mais prevalentes entre os consumidores moderados. 

“Levantamentoos como o do CISA nos fazem lembrar que o álcool ainda é a principal substância de abuso no Brasil e a que mais se relaciona com óbitos e com agravos relacionados, sejam na saúde dos indivíduos ou outros problemas, como acidentes de trânsito por exemplo. É importante que a conscientização avance para que possamos reduzir os danos e agravos e promover sociedades mais saudáveis”, ressalta Nathalia Borba, gerente de Educação, Estudos e Informações sobre Drogas da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd).

Para ter acesso ao levantamento “Álcool e a Saúde dos Brasileiros - Panorama 2023”, clique aqui.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019