Natal de Luz no Território do Bem: jantar da Rede Amor e Compaixão celebra a união e renova esperanças

18/12/2025 16h19 - Atualizado em 18/12/2025 16h22

O espírito natalino tomou conta do bairro Consolação, no ‘Território do Bem’, em Vitória, no último dia 15. O tradicional Jantar de Natal promovido pela Rede Amor e Compaixão transformou uma noite comum em um marco de celebração e dignidade para centenas de famílias. Mais do que uma refeição festiva, o evento consolidou-se como um momento de acolhimento e reafirmação de laços para crianças, adolescentes e famílias atendidas pelos projetos da organização.

Um banquete de dignidade

As fotos do evento revelam o cuidado em cada detalhe. Das mesas decoradas com as cores do Natal aos sorrisos no rosto de cada criança, o jantar foi planejado para ser uma experiência inesquecível. Para muitas das famílias presentes, este é o principal momento de celebração do ano.

Geovana Agatha, de 13 anos, participa do projeto há quase três anos e recorda com clareza sua evolução. “Eu estava com notas baixas, principalmente em matemática, e sentia muita dificuldade para fazer as tarefas. Com o reforço escolar no projeto, consegui melhorar muito. Fui acolhida e os professores sempre foram pacientes; ao longo do tempo, isso se refletiu no meu desempenho nas provas. Hoje me sinto mais segura e confiante”, conta.

Para ela, o evento de encerramento tem um significado ainda mais especial: “Estou muito feliz com esse encontro, conhecendo os pais dos meus amigos em um momento de celebração, como a chegada do Natal e do Ano Novo”, finaliza.

O Centro de Prevenção Comunitária se consolida como um pilar para as famílias locais. Débora Barcelos, que cria sozinha as filhas gêmeas Cecília e Laura, destaca o suporte recebido. “Ter um lugar seguro onde nossos filhos são educados com responsabilidade é fundamental. Como mãe solo, conto com essa rede de apoio para que eu possa trabalhar e executar outras áreas da vida, confiando plenamente no cuidado que elas recebem. Esse projeto é um diferencial para todos nós que vivemos no Território do Bem”, comemora.

Projetos que transformam

A Rede Amor e Compaixão é conhecida por sua atuação multifacetada no território, oferecendo futuros mais saudáveis por meio de parcerias estratégicas, como o Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço, em parceria com o Governo do Estado, e que em março de 2026 completa um ano de funcionamento e atividades. O jantar serviu como uma vitrine dessa união, integrando diferentes frentes de atuação da Rede.

Crianças que participam de atividades de esporte e cultura ao longo do ano puderam confraternizar com adolescentes que buscam qualificação profissional. O resultado foi um ambiente de trocas geracionais e incentivo mútuo.

“Esse momento de nos encontrarmos enquanto família é muito importante porque trabalhamos o fortalecimento desses vínculos familiares e comunitários. Proporcionar uma noite onde eles podem apresentar tudo o que aprenderam para suas famílias prestigiarem, num ambiente tranquilo, confortável e familiar, coroa o ano com um ciclo de gratidão, celebrando todas essas conquistas”, diz Ninivy Matos, coordenadora do Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço.

Novidades em 2026
Para o próximo ano, a expectativa é grande. Segundo Ninivy, a equipe está construindo o planejamento a várias mãos, principalmente com as famílias. 

“Temos relatos emocionantes como o de uma avó, que contou que o neto tinha dificuldades de socialização e questões socioemocionais que foram superadas - graças ao Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço - e que hoje ele é outro em suas relações pessoais. Isso mostra que estamos no caminho certo. Em 2026, daremos continuidade a essa escuta, fortalecendo os laços com a novidade dos grupos de família, ampliando esse espaço de acolhimento”, afirma.

Ao final da noite, entre abraços e entregas de presentes, ficou a mensagem de que a compaixão, quando colocada em prática, tem o poder de iluminar realidades. O Jantar de Natal da Rede Amor e Compaixão não apenas encerrou o ciclo de atividades de 2024, mas plantou as sementes de novos projetos e sonhos para o ano que se inicia.




Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019