Rede Abraço divulga relatório final sobre uso de drogas entre adolescentes da Região Metropolitana

27/08/2025 10h44 - Atualizado em 27/08/2025 10h46

A Rede Abraço, em parceria com o Laboratório de Estudos Sobre Violência, Saúde e Acidentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Lavisa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), divulgou nesta terça-feira (26), o relatório final da pesquisa sobre o uso de drogas entre adolescentes da Região Metropolitana. O documento está disponível no Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas (Ocid), na aba “Estudos Capixabas sobre Drogas".

O estudo entrevistou mais de 4.600 adolescentes em 63 escolas da Região Metropolitana de Vitória e revelou que dois a cada 10 estudantes de escolas públicas e privadas do Espírito Santo já experimentaram algum tipo de droga. A pesquisa foi encomendada pelo Programa e conduzida pela professora e Dra. Franciéle Marabotti.

OCID

O OCID é uma plataforma de divulgação da produção de pesquisas, dados e conhecimentos relacionados à temática sobre álcool e outras drogas e outras informações que tenham a drogadição como foco e que advenham de diferentes frentes como educação, saúde, justiça, direitos humanos, segurança pública, bem como os dados de execução da Política Estadual sobre Drogas.

A iniciativa integra um dos objetivos traçados no eixo “estudos, pesquisas e avaliações” do Programa Rede Abraço, que visa promover a transparência da gestão pública e garantir a diversidade e pluralidade de olhares. Além disso, busca fomentar campanhas, formações, estudos longitudinais e avaliações de impactos que se voltam tanto para os gestores e trabalhadores das políticas públicas quanto para a sociedade civil.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019