Rede Abraço e TJES ampliam articulação interinstitucional e discutem a política sobre álcool e outras drogas

18/02/2025 16h55 - Atualizado em 18/02/2025 17h09

A Rede Abraço apresentou, nessa segunda-feira (17), o trabalho realizado em todo o Estado, em reunião na sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Vitória. O encontro teve como objetivo principal articular uma ação interinstitucional envolvendo as duas entidades, com foco na criação de políticas públicas eficazes para enfrentar os problemas decorrentes do álcool e outras drogas no Estado.

A reunião contou com a presença do coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais, juiz José Augusto Farias de Souza; do subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes; da assistente Técnica Estadual do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), Lorraine Cordeiro Iezzi; da assessora Judiciária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF-SC/ES), Thamiris Dezan; da assessora Técnica Territorial da Senad/Fiocruz, Carolina Roseiro; e da equipe de gestão da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD).

Na ocasião, o subsecretário Carlos Lopes apresentou procedimentos, fluxos e novos projetos e iniciativas do Programa Rede Abraço. Ainda durante a agenda, foi sinalizada a crescente preocupação com os impactos do consumo de substâncias psicoativas na sociedade capixaba. A articulação com o Poder Judiciário é vista como um passo fundamental para ampliar o alcance das ações e garantir que a temática seja tratada com a devida atenção e cuidado.

“A articulação com o judiciário capixaba é de extrema importância para integrar esforços e enfrentarmos esse problema complexo, que é a drogadição. Precisamos garantir que todos os atendidos e familiares que vivem com esses desafios sejam o centro das nossas políticas públicas. E neste sentido, entendemos que precisamos envolver diferentes setores governamentais, tais como escolas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), órgãos de segurança pública, saúde, entre outros”, afirma Lopes.

Para o subsecretário, a participação do judiciário capixaba nesse esforço é fundamental, uma vez que o sistema judicial desempenha um papel crucial na aplicação de medidas de prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas que sofrem com o abuso de substâncias psicoativas. “Sem dúvida, essa articulação efetiva com a Magistratura Capixaba demonstra o compromisso do TJES em colaborar com a construção de uma política sobre drogas mais eficiente e humana”, pontua.

Próximos passos
Ao final do encontro, ficou estabelecido como principal encaminhamento o mapeamento de rede para os magistrados, a fim de que eles possam conhecer de perto o trabalho e a forma de atuação da Sesd e do Programa Rede Abraço, além dos seus fluxos existentes.

A articulação entre a Rede Abraço e o Judiciário capixaba demonstra um avanço valoroso no enfrentamento do problema do álcool e outras drogas no Espírito Santo.


Sobre a Rede Abraço

A Rede Abraço - lançada em 2013 pelo governador Renato Casagrande e reformulada em 2019 -, atua com foco na prevenção, tratamento, reinserção social e estudos e pesquisas sobre drogas no Espírito Santo. Trata-se de uma política complementar àquelas já existentes e se apresenta como resposta do Governo do Estado para suprir demandas no atendimento às pessoas e famílias em sofrimento com álcool e outras drogas nos municípios capixabas.

Ao completar 11 anos, o Programa acaba de alcançar o marco de mais de 22 mil cidadãos atendidos e mais de 110 mil atendimentos (considerando todas as linhas de frente do atendimento, envolvendo Enfermagem, Medicina, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Nutrição, além de encaminhamentos).

Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa da Rede Abraço
Thiago Almeida
(27) 3636-6229 / 99780-3017
thiago.jesus@seg.es.gov.br







Tópicos:
Rede Abraço; TJES

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019