Rede Abraço promove palestra sobre uso de medicamentos em unidade prisional de referência à população LGBTI+

26/05/2023 13h45

A Rede Abraço promoveu uma roda de conversa sobre uso abusivo de medicamentos na Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+, em Viana. O evento, realizado na sexta-feira (19), foi conduzido pela médica psiquiatra Fernanda Baldo, que atende no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD). 

A profissional abordou os riscos e os efeitos colaterais do consumo de medicações e esclareceu dúvidas sobre o assunto. “Muitas vezes, essas pessoas privadas de liberdade usam esses remédios para fugir de emoções, sejam elas boas ou ruins. Isso também acontece com quem consome drogas lícitas e ilícitas. Só que essa prática impede o amadurecimento diante de situações adversas e causa diversos malefícios à saúde física e mental”, ressaltou a médica. 

O evento também contou com a participação dos residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) que atuam no CAAD Vitória.  

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019