Rede Abraço realiza capacitação para equipe do novo CAAD em Cachoeiro de Itapemirim

29/11/2021 12h18

A Rede Abraço realizou uma capacitação para assistentes sociais, psicólogos, médicos e técnicos administrativos que vão atuar no Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD), em Cachoeiro de Itapemirim. A unidade do sul do Espírito Santo vai ser inaugurada ainda este ano.

De acordo com o gerente de Pesquisa, Estudos e Avaliações, Getúlio Sérgio Souza Pinto, o objetivo foi preparar os 20 novos servidores para atuarem de acordo com os processos e protocolos operados pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD) no CAAD de Vitória. A capacitação abordou questões teóricas do campo e elementos da prática diária.

Além de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares também vai receber uma nova unidade do CAAD em 2021. De acordo com o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, o intuito é ampliar os serviços de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas já realizados pela Rede Abraço.

“Temos relatos de pessoas que saem de madrugada do interior do Estado para serem atendidas na unidade do CAAD em Vitória. Nosso intuito é interiorizar o programa para atender as demandas dos 78 municípios capixabas”, ressaltou o subsecretário.

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas, além de familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela SESD, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Seu escopo de atuação prevê ações de execução direta e iniciativas, com articulação intersetorial, e de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, além de estudos, pesquisas e avaliações. Cada eixo tem características específicas, mas é de fundamental importância que as ações sejam desenvolvidas de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, para que um eixo complemente e fortaleça o outro.

Texto: Naiara Gomes.

Informações à Imprensa: