Rede Abraço realiza ciclo de palestras em unidade prisional de referência à população LGBTI+

26/08/2021 16h11

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD), firmou, nessa quarta-feira (25), uma parceria com a Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), atualmente, a primeira unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+. Essa ação se constitui como uma das prerrogativas do Programa Rede Abraço.

A parceria acontecerá por meio de um ciclo de palestras que vai abordar diversos temas, com a participação de palestrantes das áreas de psicologia e assistência social. Todos os encontros vão ocorrer de forma presencial, dentro da unidade prisional, obedecendo a todos os protocolos sanitários para o combate do novo Coronavírus (Covid-19).

O ciclo teve início com a palestra do psicólogo e professor Getúlio Souza, com o tema “Relações Interpessoais”. “Falar de relações interpessoais é falar daquilo que nos humaniza. Dessa maneira, mais do que um tema comum e corriqueiro, tocamos aqui no que temos de primordial e constitutivo”, enfatizou Souza.

Getúlio Souza, que também é gerente na Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, acrescentou que uma das prerrogativas do Programa Rede Abraço é levar atividades de educação em temas gerais dos direitos humanos para os diferentes setores das políticas públicas, que têm interface com a temática de drogas.

Participaram desse primeiro encontro cerca de 40 internos e internas, colaborando com diferentes apontamentos sobre o tema em discussão. Dilemas, como cooperação e competição; cuidado de si e do outro; preconceito; e casos de violência foram trazidos e debatidos durante cerca de uma hora de trabalho.

Os encontros acontecerão, inicialmente, de forma mensal.

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela SESD, vinculada à SEDH, o programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Compreende que não há resposta simples e universal que dê conta de todos os problemas envolvidos no uso de drogas e dele advindos. Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, e estudos pesquisas e avaliações. Embora cada eixo tenha características específicas, é de fundamental importância que as ações se desenvolvam de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, de maneira que um eixo complementa e fortalece o outro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH