Rede Abraço recebe Centro Margaridas para orientar mulheres sobre o enfrentamento à violência

30/01/2026 10h28

Nesta quinta-feira (29), a Rede Abraço recebeu no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) de Vitória, a equipe do Centro Margaridas, de Cariacica. O encontro teve como objetivo orientar profissionais e atendidas sobre os tipos de violência contra a mulher, a importância da identificação precoce, formas de prevenção e como buscar ajuda, além de informar sobre direitos civis e governamentais.

​Durante a ação, a equipe do Centro Margaridas — composta pela psicóloga Carolina Roseiro, pela assistente social Maria Aparecida Fernandes e pela advogada Lohana da Cruz Ewald — abriu espaço para que as participantes compartilhassem seus relatos e vivências. Além da escuta ativa, as profissionais incentivaram o enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento da autonomia feminina.

“Quero parabenizar a Rede Abraço por entender a necessidade dessas mulheres em serem ouvidas e por ter esse olhar sensível. Muitas não expuseram suas vivências durante a roda de conversa, mas nos procuraram no particular — cada uma em sua individualidade — para falar sobre seus traumas e saber mais sobre o Centro Margaridas. São mulheres que buscam a cura, que querem saber como lidar com a violência e receber orientações sobre como sair desse ambiente. Foi um momento muito bom e acolhedor; eu me senti totalmente abraçada, tanto pela equipe da Rede Abraço quanto por essas mulheres”, expressa a advogada do Centro Margaridas.

A atendida da Rede Abraço, Edite Luzia Galter, contou como as orientações farão a diferença para ela e também para sua comunidade.

“Eu achei muito bom, pois tinha coisas que eu não sabia e passei a conhecer. Com as informações que recebi aqui, vou ajudar outras mulheres da minha comunidade, aquelas que sofrem com a violência e precisam de apoio. Com certeza vou indicar o Centro Margaridas para que elas possam encontrar ajuda”, afirma Edite. 

Centro Margaridas

O projeto visa providenciar meios para o combate à violência contra as mulheres nos municípios, por meio do atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência, além da articulação da rede de serviços nos municípios.

Os Centros contam com um corpo técnico composto por advogado, assistente social, psicólogo e educador social, visando a oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região, com atendimento humanizado e acolhimento qualificado.

Os equipamentos também acompanham e monitoram, com os órgãos de Segurança Pública e Justiça, a responsabilização do agressor. 

Além do atendimento e suporte às mulheres, os Centros Margaridas elaboram e desenvolvem campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Outro objetivo é manter atualizado o banco de dados sobre os tipos de violência e demais dados psicossociais, jurídicos e econômicos, que possibilitem a análise do fenômeno da violência contra a mulher, subsidiando gestores responsáveis pela implementação da política de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência. 

Clique aqui e acesse informações como contato e endereço dos Centros no Espírito Santo.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019