SEDH promove capacitação sobre papel da fisioterapia e da nutrição no cuidado a pessoas com problemas pelo uso de psicoativos

24/08/2021 13h08 - Atualizado em 24/08/2021 13h13

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD), promoveu, na última sexta-feira (20), a capacitação “O papel da fisioterapia e da nutrição no cuidado a pessoas com problemas pelo uso de psicoativos”, no Auditório do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD), no Centro de Vitória. A atividade seguiu todos os protocolos de saúde na prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

A capacitação faz parte do calendário de formações sobre drogas, da SESD, relativo ao ano de 2021. Ministraram a atividade a fisioterapeuta Louise Casotti Flores, que atua na área de reabilitação funcional e ortopédica, além de estar na linha de frente no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19); e a nutricionista Silvana Anne da Silva Andrade, que é especialista em fitoterapia clínica e atua no CAAD.

A nutricionista Silvana Andrade falou sobre os efeitos do álcool e outras drogas no corpo humano, substâncias que fazem com que exista o comprometimento do metabolismo, e também na absorção dos nutrientes pelo corpo. Ela apresentou também algumas pesquisas.

“Durante o tratamento, em abstinência, todos os pacientes têm aumento de apetite. Por isso, é muito importante trabalhar a alimentação balanceada, com a qualidade do que se come. Se não tem orientação no sentido de uma alimentação equilibrada, isso também pode provocar algum tipo de dano àquela pessoa”, explicou Silvana Andrade.

A participação da nutricionista foi no sentido de explicar a importância de uma boa nutrição na reabilitação do dependente químico.

Dando prosseguimento à capacitação, a fisioterapeuta Louise Flores abordou a reabilitação de dependentes químicos com o papel da fisioterapia, enfatizando a importância e os benefícios da atividade física para essas pessoas.

O seminário foi a uma realização da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SESD). O calendário com todas as formações que serão realizadas no ano de 2021 pode ser acessado na página do Observatório Capixaba de Informações Sobre Drogas (OCID): https://ocid.es.gov.br/calendario-de-formacoes.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019