SESD participa de formação com serviços penais da Sejus para fortalecer articulação

04/07/2025 17h58

A Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (SESD) participou, na última quarta-feira (2), de uma capacitação com as equipes da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAPes), do Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec) e da Monitoração Eletrônica de Custodiados, serviços penais da Secretaria de Justiça (Sejus). 

A formação foi promovida por atuação da assessoria técnica do ‘Projeto Gente’ — Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do ‘Fazendo Justiça’ (CNJ) no ES, responsável pela articulação intersetorial e interinstitucional da política de drogas no país, em articulação com o programa ‘Fazendo Justiça’ (CNJ). 

De acordo com Getúlio Pinto, gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas, a capacitação teve como um dos objetivos contribuir para a pactuação de protocolos entre a Sejus e a SESD. Além disso, apresentou alguns dos serviços realizados pela Rede Abraço ao órgão, considerando que a questão das drogas também impacta diretamente a realidade do público atendido pela Sejus.

“A questão do uso problemático das drogas atravessa diversas dimensões do atendimento da Sejus. Ao aproximar a SESD dessas equipes, ampliamos a capacidade de articulação, qualificamos os profissionais para identificar quais serviços podem ser acionados quando necessário e, mais do que isso, promovemos a integração entre políticas públicas. E, quando políticas se aproximam, a oferta de serviços à população capixaba melhora”, afirma Getúlio.

A ação foi conduzida pelo gerente da SESD, que apresentou um panorama das políticas sobre drogas em âmbito nacional e estadual, além de detalhar os serviços oferecidos pela Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas e pelo Programa Estadual de Ações Integradas — Rede Abraço.

Durante a capacitação, também foi realizado um debate crítico e qualificado, onde os participantes levantaram questões relevantes relacionadas à temática.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019