Subsecretário de Políticas sobre Drogas apresenta Rede Abraço para trabalhadores do Consultório na Rua 

13/04/2023 15h46 - Atualizado em 13/04/2023 15h49

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, apresentou o programa Rede Abraço durante o Encontro Trimestral para Troca de Experiências entre trabalhadores do Consultório na Rua. O evento foi realizado nesta quinta-feira (13) no auditório do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), no Centro de Vitória. 

Durante sua fala, o subsecretário explicou as modalidades de atendimento realizadas nos CAADs de Vitória, Cachoeiro e Linhares e ressaltou a importância do programa para a população de rua. “Segundo dados do Painel de Indicadores dos CAADs, cerca de 11% dos acolhidos pelo programa estavam em situação de rua. O nosso grande desafio é o acompanhamento desses cidadãos após o atendimento nos CAADs. Nós enquanto poder públicos precisamos realizar esse debate entre o Estado e os municípios”, reforçou. 

Consultório na Rua

O projeto de Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), A iniciativa faz parte do Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e visa oferecer o acesso à saúde para a população em situação de rua, visando garantir o direito à saúde, com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, de modo individual e/ou coletivo. As equipes são compostas por assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos, psicólogos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais. 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019