Subsecretário de Políticas sobre Drogas visita novas unidades do CAAD em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim

06/01/2022 15h31 - Atualizado em 13/04/2022 14h46

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, esteve em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim nesta semana para visitar as novas unidades do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) no Norte e no Sul do Espírito Santo. As obras dos dois centros já estão em fase final, com os últimos ajustes e reparos sendo realizados.

Segundo o subsecretário, o intuito é ampliar os serviços de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas já realizados pela Rede Abraço.

“Temos relatos de pessoas que saem do interior do Estado para serem acolhidas na unidade do CAAD em Vitória, mas sabemos que muitos indivíduos não têm condições de realizar essa viagem. Por isso, estamos interiorizando o programa para facilitar essa assistência e atender as demandas dos moradores dos 78 municípios capixabas”, ressaltou Carlos Lopes.

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas, além de familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (SESD), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Seu escopo de atuação prevê ações de execução direta e iniciativas, com articulação intersetorial, e de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, além de estudos, pesquisas e avaliações. Cada eixo tem características específicas, mas é de fundamental importância que as ações sejam desenvolvidas de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, para que um eixo complemente e fortaleça o outro.