UARIS promove ações em parceria com o Qualificar-ES e a Faculdade Estácio de Sá no SART Fênix

24/10/2025 13h30

Nos dias 22 e 23 de outubro, a equipe da Unidade de Acompanhamento para (Re)Inserção Social (UARIS), em parceria com o Programa Qualificar-ES e a Faculdade Estácio de Sá, promoveu agendas de profissionalização e uma discussão sobre direitos sociais e previdenciários. As ações foram voltadas para os acolhidos do Serviço de Acolhimento Residencial Transitório Fênix, da Rede Abraço.

Em agenda com o Qualificar-ES, o objetivo foi alinhar estratégias para a oferta de cursos profissionalizantes presenciais aos atendidos. A iniciativa também visa fortalecer as ações de reinserção social e ampliar as oportunidades de capacitação profissional no território.

Durante a visita, foram tratadas possibilidades de inclusão dos acolhidos nas próximas turmas do Qualificar-ES, bem como a estruturação de um cronograma de formações presenciais adaptadas às demandas existentes e às potencialidades do público atendido no Sart.

Já em relação à ação da equipe do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Estácio de Sá (Campus Vitória), as atividades tiveram como foco o tema “Direitos Sociais e Previdenciários na Prática”. 

Os profissionais da instituição de ensino ofereceram orientações essenciais sobre o acesso a direitos sociais, como os disponíveis no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas Secretarias Municipais de Assistência Social. A agenda também incluiu um momento tira-dúvidas sobre benefícios previdenciários por incapacidade, manutenção da qualidade de segurado, e os direitos e deveres dos beneficiários e de seus familiares.

A palestra sobre direitos sociais foi conduzida pelo professor Dr. Emanuel José Lopes Pepino. O encontro promoveu o acesso à informação jurídica de forma prática e acessível.

As atividades realizadas no Sart Fênix integram um conjunto maior de iniciativas da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd). A subsecretaria irá estender essas atividades a todos os Serviços de Acolhimento Residencial Transitório (Sarts). A ideia é fomentar a informação, a autonomia, o protagonismo e a qualificação profissional das pessoas em processo de recuperação e reintegração social.

“Acreditamos que o acesso à informação é um instrumento fundamental de transformação social. As agendas fazem parte de variadas ações que a Rede Abraço tem implementado, buscando garantir que as pessoas que estão em acolhimento nos Sarts fortaleçam sua cidadania, compreendam seus direitos e saibam como exercê-los, ampliando a autonomia e a capacidade de decisão de cada indivíduo”, afirma a coordenadora da UARIS, Luciana Menezes. 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019