Webpalestra da SEDH aborda ansiedade e estresse na pandemia

29/10/2020 16h31

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou, nessa terça-feira (29), o segundo evento virtual do Ciclo de Webpalestras iniciado na última semana. Com o tema “Ansiedade e estresse durante o distanciamento social e o uso de medicações psicotrópicas”, o evento em formato de live contou com a participação da psiquiatra, professora universitária e pós-graduanda em Neurociência e Comportamento, Indira Pinto.

A palestra foi mediada pela assessora especial da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Nathalia Borba. Durante o evento virtual, a psiquiatra Indira Pinto destacou como a ansiedade e o estresse podem surgir na vida das pessoas em decorrência da pandemia da Covid-19.

“A experiência da pandemia nos traz uma ocorrência muito frequente de estresse, de sentimentos de ansiedade, em virtude do potencial traumático que a pandemia produz, tanto pelos riscos inerentes da própria infecção ou do contágio quanto também em virtude da necessidade de restrição do contato social. Nosso corpo entende isso como uma ameaça, como um trauma, pois é um cenário de muitas incertezas e inseguranças. Quando a gente entende que essa ansiedade pode ter um caráter patológico? Quando ela se manifesta sem um estímulo aparente ou quando é desproporcional com relação aos sentimentos que a desperta”, disse Indira Santos.

A assessora especial Nathalia Borba frisou sobre o risco do uso de medicações psicotrópicas quando administradas sem indicações clínicas e terapêuticas.

"Muitas vezes, ao falarmos em drogas, tendemos a pensar apenas em substâncias ilícitas, mas existem outras substâncias cujo uso, se assumir um padrão abusivo, podem trazer vários prejuízos. Esse é o caso, por exemplo, das medicações psicotrópicas quando utilizadas sem a devida indicação clínica e acompanhamento terapêutico. Essa Webpalestra tratou desses pontos e de outras questões relevantes para pensarmos o autocuidado e o cuidado com o outro”, destacou Nathalia Borba.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019