Governo inaugura nova sede do CAAD em Cachoeiro

28/03/2022 09h58 - Atualizado em 31/03/2022 14h44
Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), inaugurou, nesta sexta-feira (25), a nova sede do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), em Cachoeiro de Itapemirim. O espaço será a “porta de entrada” para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e os familiares.

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande e de outras autoridades. O equipamento integra o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, e, até o momento, contava com uma unidade no Centro de Vitória. Em Cachoeiro de Itapemirim, o CAAD conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, médicos e técnicos administrativos.

“Este é o primeiro CAAD no interior, ainda será inaugurado outro em Linhares, proporcionando que mais pessoas alcancem os serviços da Rede Abraço. Destaco ainda que todos estarão em municípios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e terão como público prioritário jovens até 24 anos. A política de drogas é uma questão de saúde, de direitos humanos”, frisou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, ressaltou que a Rede Abraço, no CAAD do Centro de Vitória, realiza um importante papel de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. "Nosso intuito com a nova unidade, portanto, é ampliar esses serviços e facilitar o atendimento à população capixaba”, completou.

O CAAD Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado das pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, além de familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Política Sobre Drogas (SESD), vinculada à SEDH, o programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. O escopo de atuação da Rede Abraço prevê ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, além de estudos, pesquisas e avaliações. Cada eixo tem características específicas, mas é de fundamental importância que as ações sejam desenvolvidas de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, para que um eixo complemente e fortaleça o outro.

CAAD Cachoeiro 

Endereço: Rua Doutor Raulino de Oliveira, 56. Centro. Cachoeiro de Itapemirim. 

Horário de funcionamento: das 8h às 16h

Público-prioritário: Jovens de 15 a 24 anos, moradores dos bairros Zumbi e Village da Luz.


Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019