Maria José Rodrigues da Rocha Castro

Aniversário:

Formação:

Graduada em Serviço Social pela Ufes e pós-graduada em Políticas Sociais pela Ufes e em Competências Técnicas no Serviço Social pela UnB.

Por que escolheu essa profissão?

Na adolescência, queria estudar Arquitetura.

Mas um dia, conversando com uma amiga do Ensino Médio que sonhava em cursar Serviço Social, achei interessante a profissão e decidi prestar vestibular para a área.

Hoje eu vejo que ela tem a ver comigo, com meus valores e aquilo que acredito.

O curso de Serviço Social me possibilitou enxergar a realidade além da sua aparência e ter uma compreensão crítica das questões demandadas.

O que você mais gosta nessa área?

Gosto muito do atendimento ao público e de atender, conhecer e analisar as necessidades de cada pessoa, ver as possibilidades e dar os encaminhamentos.

É muito gratificante ver que ela conseguiu ser estimulada e foi incluída na sociedade!

Quais são seus hobbies?

Amo ficar em casa com a minha família. Curto bastante a minha casa, mas também gosto de sair com bons amigos!

Gosto de assistir novelas, documentários, filmes, séries e programas de TV. Amo programas de investigação!

Filme ou série favorito?

Acho “This is us” uma série maravilhosa. Ela conta a história da família Pearson e suas histórias de vitórias, conquistas, derrotas e perdas ao longo dos anos.

É apaixonante! Todo mundo deveria assistir! Dá para chorar, analisar e aprender bastante sobre outras formas de ser e condutas diante diversas situações da vida.

Qual sua música favorita?

Gosto muito de “Odara”, do Caetano Veloso, de “João e Maria”, do Chico Buarque”, e de “Baila comigo”, da Rita Lee.

Gosto de músicas para dançar, principalmente dos anos 80.

Qual livro recomenda?

Êxodus, do autor Leon Uris. A obra conta a história do navio Exodus, usado por judeus para fugir do Holocausto na Europa e ir para a Palestina.

É um romance, uma ficção, mas que mostra a realidade daquele povo. Foi um livro que me marcou muito!

Qual frase te move?

“E que o meu eu diminua para que Tu cresças, Senhor”.  Às vezes temos o "eu" muito inflado.

Gostaria que ele fosse bem menor e que o Espírito Santo fosse bem maior na minha vida.

Como você gosta de se definir?

Sou uma pessoa muito amiga que gosta de trabalhar.

Tenho muita fé em Deus e curto estar com a família. É o que alimenta o meu dia a dia.