Rede Abraço promove palestra sobre relacionamentos abusivos em unidade prisional de referência à população LGBTI+

09/02/2022 14h54

A Rede Abraço promoveu nesta quarta-feira (09) a palestra “Amor e Dor: Relacionamentos abusivos e seus efeitos na vida” na Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+, em Viana. 

A conversa sobre feridas emocionais e relacionamentos abusivos foi conduzida pela psicóloga Juliane Macedo Manzini e pela assistente social Cecília Sartório Altoé, profissionais que atuam no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), em Vitória. Por meio de uma dinâmica, a palestra apontou situações vividas em relações afetivas que não são saudáveis. 

“Durante a infância, o indivíduo pode enfrentar situações negativas como abandono, rejeição, violência, injustiça, humilhação, traição e medo do desconhecido. E essas sete feridas emocionais vividas no passado interferem nos relacionamentos na vida adulta, inclusive os afetivos. É possível, no entanto, ressignificar essas feridas da infância para ser uma pessoa melhor na fase adulta e manter relacionamentos saudáveis”, afirmou a psicóloga. 

O evento foi possível graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Política sobre Drogas (SESD), e a Penitenciária de Segurança Média 2, para a realização de um ciclo de palestras sobre diversos temas, com a participação de palestrantes das áreas de psicologia e assistência social. 

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019