Cultura como ferramenta de transformação: Rede Abraço articula parceria com a Revista Traços

09/02/2026 13h18 - Atualizado em 09/02/2026 13h19

Na última quinta-feira (05), a Rede Abraço recebeu a equipe da Revista Traços para alinhar uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento de ações em favor da cidadania no Estado. O projeto, que já atua no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, chega de forma inédita ao Estado por meio de uma colaboração com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A Revista Traços é uma iniciativa que utiliza a cultura apresentada em suas páginas como ferramenta de transformação. Entre as ações realizadas pelo projeto está a adoção de um sistema de microcrédito que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade, que recebem exemplares da revista bimestral para desenvolver uma atividade produtiva de forma continuada, promovendo geração de renda e autonomia.

Durante o encontro, profissionais da Rede Abraço puderam conhecer em detalhes essa e outras metodologias da Revista, que vão além da comercialização dos exemplares. A iniciativa oferece também acompanhamento psicossocial, incluindo desde a regularização de documentos até o encaminhamento para serviços de saúde e assistência social nos territórios, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Para Nathália Borba, gerente de Avaliação, Estudos e Informações sobre Drogas da Rede Abraço, a chegada da publicação representa um avanço para as políticas públicas do Estado.

"Estamos muito satisfeitos e otimistas com a vinda deste projeto para o Espírito Santo. É uma inovação que contribuirá significativamente não apenas com a Rede Abraço, mas com diversos serviços prestados à população capixaba. É uma nova possibilidade de parceria que fortalece a cidadania, a autonomia do público que atendemos e, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida”, afirma Nathália.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019